Resenha: Ainda não te disse nada

Ainda não te disse nada

Autor: Mauricio Gomyde
Editora: Porto 71
Páginas: 236
Sinopse: "Ninguém mais escreve cartas hoje em dia", Marina pensava. Até que um dia uma caiu em suas mãos por engano e mudou o rumo de sua vida. Levou-a ao lugar que ela sempre sonhou. E a conhecer o amor do jeito que nunca imaginou, da forma mais improvável do mundo...

Ainda não te disse nada no Orelha de Livro & Skoob

Dessa vez quem me indicou o livro "Ainda não te disse nada" foi a autora parceira aqui do blog, a Thayane Gaspar (Princesa de Gelo e Mitral)... E foi o livro escolhido para ser resenhado lá no www.fb.com.br/Livroterapias

Apresento-lhes o meu primeiro nacional - não sendo livro de faculdade - e eu espero no fundo do meu coração que todos tenham a oportunidade de ler "Ainda não te disse nada".

Marina uma mulher que sai da sua cidade do interior, sai de perto da sua família tradicional para viver na cidade grande estudar Moda e realizar seu grande sonho: se tornar uma estilista famosa. Mas para viver ela precisa trabalhar, e trabalhar em algo nada a ver com moda e costura, mas sim com encomendas, cartas, os Correios.

"Desde que inventaram a internet, os Correios viraram só um lugar pra despachar encomenda e pagar conta"
Página 17

Por mais que Marina esteja longe de sua família, há duas personagens com características e personalidade bem formada que são as amigas de Marina, a Thaís e a Francesca. Thaís uma mulher engraçada e que tem um relacionamento bem longo mas que está na base da rotina e Francesca é uma mãe divorciada e que tirou meu riso com suas filosofias sobre os homens e suas opiniões bem formadas. Elas realmente são amigas pra se guardar pra vida toda ~chora~

"- Confesso que não consigo. Eu sou mulher, e, pra mim, isso é papel do homem.
- Pensamento machista! - Francesca estalou o dedo e apontou para Marina
- Na verdade, eu não conseguiria chegar pra alguém, do nada, e dizer 'ei, eu preciso de você, vem cá' - e deu uma gargalhada.
- Por quê? Você acha que vai pra sempre fazer o papel da linda que só espera? - Perguntou Thaís."
Página 116

E temos outra personagem feminina que é bem misteriosa que Marina acaba conhecendo nos Correios, a Julia uma mulher que faz um trabalho muito interessante de "anjo carteiro", ela é contratada por parentes ou amigos que querem que ela responda cartas sendo a pessoa que recebeu a carta.

E por coisa do destino - não vou detalhar - Marina acaba ficando com uma carta de um tal Heitor que se corresponde com Milena, uma mulher que ninguém sabe realmente seu paradeiro e então Marina se passa por Milena e começa a se corresponder com Heitor.

"Releu e desanimou. Uma bola de papel no chão. Não tinha alma, não tinha paixão. Não podia deixar tantos 'também' escritos. Lembrou-se da frieza de muitas pessoas ao responderem 'eu também' (...)"
Página 80

E com essa troca de correspondência Marina se vê pegando a história de amor de Heitor e Milena pra si e assim criando laços com um homem que mora em Portugal e 50 anos mais velho que ela. Marina transforma essas trocas de correspondência em algo essencial em sua vida e como essencial acaba ajudando ela a chegar mais perto do seu sonho de ser estilista, tudo isso por conta de Heitor.


"Espero que a tua tristeza já tenha ido para o lugar onde deve morar: o esquecimento. A palavra 'triste' não combina com você." Trecho da carta de Heitor 
Página 150 


"Ainda não te disse nada" é o meu livro de estreia com a escrita do Mauricio Gomyde e devo dizer que foi espetacular a experiência, ele escreve com uma simplicidade que não é fútil e sim que comove o leitor. Um enredo que parecia bem simples mas que também pega o leitor numa grande surpresa e questionamento "Marina realmente vai ficar no final com esse tal de Heitor?" mas consegue desenvolve e finaliza o livro agradando a todos inclusive nossa querida Marina, "Ainda não te disse nada" se torna uma incrível estória de amor por entre cartas e que nos mostra que devemos trocar mais cartas com nossos amigos e parentes -q

Sobre o acabamento do livro, seu espaçamento e fonte do livro foram feitas pra leitura mesmo, nada que force a leitura, nada sem pouco espaço - e também sem muito exagero no espaçamento -, e sua capa bem simples mas que consegue chamar atenção do leitor com sua simplicidade e capricho.

Espero que vocês tenham a oportunidade e ou que apareça a vontade de conhecer o autor depois dessa resenha porque eu Ainda não te disse nada sobre o livro todo, só lendo pra saber :B


"Meu coração ficou perdido (...). Conheceu outros corações, sim, mas nenhum deles capaz de prendê-los para sempre." Trecho da carta de Heitor
Página 131


Sobre o autor

Nascido em São Paulo, mora em Brasília. Tem quatro livros publicados: "O Mundo de Vidro", "Ainda não te disse nada" , "O Rosto que Precede o Sonho" e "Dias Melhores pra Sempre".

Maurício no Skoob | Blog



Suas obras

O Mundo de Vidro


Sinopse: Até onde pode ir a paixão de uma pessoa por outra? Como, quando e por que começa? Até que ponto pode-se cometer alguma loucura para fazer parte da vida de alguém? Quais as consequências da paixão avassaladora incompreendida? Nesse seu primeiro e hilariante romance, Maurício Gomyde retrata o cotidiano de um cidadão normal como tantos que se vê por aí em qualquer canto, tentando responder estas aparentemente simples perguntas. Passeando com extrema facilidade tanto pela liguagem refinada e sutil quanto pela tosca, Maurício Gomyde nos brinda com um livro de leitura fácil e extremamente agradável.



O Rosto que Precede o Sonho


Sinopse: Os sinais que ele não percebeu, no dia do acidente, poderiam ter evitado que seus pais entrassem naquele avião. Tempos depois, algo inesperado mudou o rumo das coisas, e ele, então, passou a esperar o dia em que os sinais voltariam... Tomas Ventura levava uma vida quase perfeita, cercado por tudo que sempre quis: um violão, um telescópio, muitos discos bons, amigos, um emprego de sonhos e uma casa que flutuava. Mas no dia em que recebeu a proposta de trabalho da sua vida, o convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood, ele decidiu dizer “não”. Até que dois sinais, os olhos cor de mel daquela menina, mostraram-lhe que ainda havia motivos para seguir em frente...


Dias Melhores Pra Sempre


Sinopse: Bruno dizia que um dos grandes desafios da vida é conseguir provar que as teorias estão erradas. Quando seu grande amor deixa de reconhecê-lo, ele precisa se transformar como nunca para tentar reconquistá-lo. Conseguirá ele contradizer o destino e provar que é possível colocar por terra tudo o que afirmavam? Superação e retribuição em mais este incrível romance de Maurício Gomyde, onde tudo o que já se imaginou sobre o amor será levado ao limite da mais doce loucura.



~nathália

12 comentários

  1. Oie!
    Eu amo tudo que este autor escreve, e este livro aí foi o primeiro que li, muito bom mesmo.
    O ultimo que li foi o Dias melhores pra sempre, e é lindo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro há um tempão e gostei demais. Do autor li este e o anterior (O Mundo de Vidro), e ainda estou para ler os mais recentes, só precisando organizar a ordem das minhas leituras. Gosto da narrativa do Maurício e da sensibilidade das tramas criadas por ele.

    Beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  3. o Maurício é uma ótimo escritor.Li o rosto que precede o sonho e amei!

    Espero ler esse também!

    ResponderExcluir
  4. Oie Nath
    Mauricio arrasa. Sou fã dele desde a leitura desse livro, que tmb foi meu primeiro contato com ele. Quero todos os livros dele rs Só falta um pra completar minha coleção.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada do autor, mas morro de curiosidades haha, tua resenha me deixou ainda mais curiosa!
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu só fiquei conhecendo este livro através do seu blog e gostei muito da resenha. O livro parece ser muito bom e eu espero poder ler em breve.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei bastante deste livro, assim como os outros que li do autor, ele escreve de maneira muito doce, seus romances são encantadores. Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, os livros do autor são ótimos

    bjos

    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nathália!
    Ainda não li nada do autor, mas li algumas resenhas de seus livros e ele é sempre muito elogiado, parece sua forma de escrever é bem tocante. Quando tiver oportunidade quero conhecer o trabalho dele! :)

    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  10. oi
    também não costumam aparecer muitos escritores brasileiros pelo meu blog, mas gosto muito de alguns nacionais e gosto de divulgar o trabalho deles. Do Mauricio Gomyde eu tenho O mundo de vidro para ler, estou enrolando tem um tempo :x mas a lista de livros só cresce e acabou deixando a leitura passar...

    tem postagem nova no meu blog
    espero sua visita
    bjs

    -TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  11. O Maurício é um dos meus autores favoritos, por isso é sempre bom ver novas pessoas gostando de sua escrita. Eu particularmente não consigo dizer qual é o melhor livro do autor, já que todos estão entre os meus favoritos, mas te garanto que os demais livros também são tão bons quanto esse. Espero que tenha a oportunidade de ler e que também goste, claro.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Não conhecia esse livro mas alguns pontos chamaram minha atenção. Porém não sei se eu leria a obra =/ Tive a impressão de que algumas coisas são meio repetitivas... Mas fico feliz que você tenha gostado =)

    Beijinhos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir