Livros x Vida... Como conciliá-los? - Minha rotina.

Hi Leitores lindos!!!
Hoje vim conversar um pouco com vocês e fazer uma perguntinha?

Como vocês conciliam a leitura e as outras atividades da vida? 


Acredito que muitos de vocês estudam e com certeza alguns trabalham, e outros, assim como eu, estudam e trabalham. Logo não temos muito tempo livre e cada segundo precioso não pode ser disperdiçado quando somos bookaholics. 
Então, darei algumas dicas de como faço para organizar minha vida literária durante a semana.

Leia dois livros ao mesmo tempo.
Parece loucura isso né? Depois de ter dito que a vida era uma correria sem fim. Como posso ler 2 livros ao mesmo tempo se muitas vezes não posso nem serquer ler 1? Simples, leia um livro físico e um e-book. Eu faço isso desde que comprei um tablet. Por que? Em alguns lugares não podemos ler o e-book (onibus, lugares movimentados e perigosos) então estamos com os físicos em mãos. Em contrapartida, podemos ler nossos livros digitais naquelas aulas insuportáveis que somos obrigados a assistir...Fica a dica ;)

Leia antes de dormir.
Acho que nem preciso dizer isso né? Todos leitor que se preze costuma ler pelo menos um capítulo (ou vários) antes de dormir. Mas isso garante nosso contato diário com a leitura, sem contar que faz bem para a saúde!

Desligue a Tv...
... e leia um livro. Outro clichê, mas real. Enquanto todos estão gastando seu tempo em novelas e programas peculiares eu prefiro estar lendo um bom livro. Ei! Não estou pedindo para ninguem abandonar a sua série preferida...

Facebook, Tumblr, Instagram, Whatsapp, Youtube...
Amo todos, mas se for para escolher entre ler e navegar, me limito a escolher dois desses e olhar rapidinho e voltar para os livros #viciada

Estabeleça metas...
Pequenas e objetivas: 1 capítulo por dia, ou 50 páginas ou 1 livros por semana. Isso te ajudará a ler. Porém, não se cobre demais caso não consiga. Ah, e não esqueça de marcar lido/lendo/vou ler no Skoob.

Bem gente é mais ou menos assim que tento administar minha leituras.
Claro que nem sempre é assim!
Contem pra nós como vocês costuma se organizar para ler, pois sei que nós blogueiros temos um volume enorme!!!

Ah, gostaram do post? Queriam ver mais desse tipo?
Fiquem à vontade para conversar =)

-Rizia



21 comentários

  1. Cara, vida de blogueiro/leitor/estudante/trabalhador é dureza! Nunca sobra tempo para muita coisa e quando esse milagre acontece, o cansaço fala mais alto. Super apoio a ideia de ler dois livros em formatos diferentes. Em cada lugar dá para você dar uma disfarçada e ler um pouquinho. Eu só consigo ler a noite, graças ao movimento vertiginoso em casa e garanto, poupa um tempo incrível e ainda sonhamos com aquele personagem maravilhoso. Eu costumo tirar um dia "detox" por semana, onde não uso qualquer tipo de tecnologia para entretenimento (TV, PC, celular, etc) e nesse dia eu consigo ler um livro inteiro com tranquilidade. É bom ter em mente o que te diverte mais, ler ou outras coisas e tornar isso um costume. Adorei as dicas!
    Beijos!
    http://romantic-lit.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Acho que nesse quesito eu dou sorte. Por trabalhar em livraria, sempre tenho um tempinho pra ler: na ida pro trabalho no ônibus, no almoço, umas páginas ao longo do dia, na volta no ônibus e, se não estiver muito morta de cansaço, mais um pouquinho em casa enquanto espero um download terminar ou um seriado começar.

    ResponderExcluir
  3. Não consigo ler dois livros ao mesmo tempo :( Acabo sempre ficando mais com um do que com o outro :((
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    adorei as dicas! Minha escola é muito puxada e como faço atividade física 4 vezes na semana, acabo tendo pouco tempo para ler e no final de semana estou tão esgotada que até me esqueço dos livros! Mas esse seu post novo ânimo e vou tentar colocar suas dicas em prática!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Rizia, adorei as dicas!!
    Eu trabalho, e é uma correria, acordo as 6 da manhã e trabalho até as 5, leio as vezes na hora do almoço e quando chego em casa, mais não é só ler né.. Tem o blog, os posts, as resenhas e as visitas aos blogs amigos.. é uma luta!! Mais é gostoso!!

    Beijos mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Depois que criei algumas metas ando lendo muito mais, e também sigo a dica de ler antes de dormir, o legal é ficar ouvindo a mãe mandando você largar o livro e ir dormir, e você jurando que é só mais aquela página. rsrs.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Nathália, tudo bem? Então, estou passando aqui para te pedir um favor rs.

    Eu estou escrevendo um livro de romance lá no wattpad, e vi que você publicou dia 13 de agosto algo sobre esse aplicativo/site e que indicou alguns livros.

    Como é meu primeiro livro gostaria - que se você pudesse ler e dar uma opinião ou ate mesmo elogiar, eu ficaria grata. E se você gostar poderia indicar ele aqui no seu blog, ficaria muito feliz. :D

    O link do livro é esse: http://www.wattpad.com/story/12453580-at%C3%A9-voc%C3%AA-chegar

    É isso, estou acompanhando seu blog a partir de hoje. Achei os conteúdos das postagens aqui bem legais. Parabéns! :D

    ResponderExcluir
  8. Eu preciso fazer uma programação melhor de leitura, Rizia, porque ando muito atrasada com os meus livros. Hoje foi que li como se não houvesse amanhã. Minha vida é dividida entre treinos de natação e universidade, mas, como agora estou de férias, tenho tido mais tempo de ler (isso quando não passo quase o dia inteiro treinando).
    O lance de ler dois livros ao mesmo tempo: faço isso há um bom tempo. Pena que eu sempre leio o livro físico mais rapidamente. Às vezes passo teeeempos pra terminar o e-book, que leio pelo celular, via app FBReader.
    Estabelecer metas de leituras é uma boa, tipo, ler x páginas por dia. Ajuda a estimular a leitura, acho. Ou não, né? Alguns podem achar obrigação. Pode ser assim: estabelecer NO MÍNIMO x páginas por dia. Então o que viesse a mais seria lucro.

    Beijo, Rizia!
    Boas leituras!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  9. Sim, é duro ser leitora e eu que além de bookaholics sou meio workaholic e atualmente tenho dois empregos... fico mais maluca ainda.

    E sim, não sei ficar sem ler vários livros ao mesmo tempo, no meu caso, não utilizo meios de leitura virtuais, leio vários livros variando na densidade deles, alguns são mais leves, outros mais pesados. Quando o trabalho me exige mais vou para o mais leve, quando o trabalho me exige menos vou para o mais pesado.

    E descobrir, atonita e em pânico que não sou uma leitora que se prese kkk não leio antes de dormir... e nem na cama... antes de dormir tenho sono kkkk Adoro ler com a tv ligadam nas concordo que mil e uma redes sociais atrapalham a leitura e seu ritmo... mas vou te contar não consigo estabelecer metas... no meu caso não me ajuda porque a primeira coisa que quero é burlar as regras kkk Eu administro minhas leituras no caos kkk mas nunca esqueço de marcar lido/lendo/vou ler no skoob isso é praticamente um vicio para mim.

    Cheros, Jaci.

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. É complicado né?! Também trabalho e estudo, e ainda tem os outros afazeres durante a semana, mas procuro sempre ler no ônibus, que demora um tempão, leio nas filas, leio em todo lugar que paro nem que seja por cinco minutos, assim dá para adiantar bastante. E nas férias procuro fazer muitas postagens, para quando as provas da faculdade chegarem eu não ficar muito tempo sem postar no blog.
    É isso, é puxado mas é bom =)

    Um beijãooo
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Rizia!

    Adorei a postagem. Eu também tento me organizar, pois no meu caso tenho trabalho e casa. Leio antes de dormir e tento ler as cinquenta páginas por dia o mais se conseguir. Ótimas dicas.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Antigamente eu conseguia ler vários livros em uma única semana, mas como esse ano é decisivo para mim nos estudos, meu ritmo caiu muito. Além disso, é bem difícil ler antes de dormir, mas sempre tento pelo menos um capítulo, por mais exausta que eu esteja. Leio na escola também para poder ler mais.
    Adorei as dicas (=
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. haha, fora o tablet, todas as outras coisas eu faço. Principalmente a TV, que não sinto a menor falta.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    Normalmente eu leio um livro de cada vez, mas quando o livro é chatinho começo a ler outro ao mesmo tempo.
    Nossa, já faz tanto tempo que não vejo TV *-* só agora fui perceber. Ultimamente só fico no computador e lendo *-*
    MilkMilks
    DM
    Milkshake de palavras

    ResponderExcluir
  15. Adorei as dicas! É realmente difícil conciliar a leitura com a vida corrida de estudante que trabalha! Eu sempre leio antes de dormir! E quase sempre estou com um livro na bolsa para ler se eu precisar ficar em alguma fila, parada no trânsito, etc.
    Beijos,
    Own mine

    ResponderExcluir
  16. Oie Rizia
    muito legal o post. Olha, sempre me perguntam como faço pra conciliar minhas leituras com filhos, casa e estudo, e preciso dizer que praticamente cito todas essas dicas rs
    Ultimamente quando sobra tempo ou estou lendo, ou estou comentando nos blogs rs Engraçado que quando eu era solteira e tinha tempo pra ler o tempo todo, eu não me dedicava a leitura

    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  17. oi ;)
    cara, as vezes é difícil manter uma boa vida social com a quantidade de livros para ler a vontade de atualizar o blog! kkk Eu não tenho o hábito de ler dois livros ao mesmo tempo, eu começo a ler um, e se for sair levo ele na bolsa pra ler em algum tempo vago hehehe eu não curto muito e-book, gosto mais do livro físico mesmo! Lógico que eu leio antes de dormir, e as vezes acabo comendo mtas hrs de sono com isso xD
    Eu parei de ver total televisão, eu vejo as vezes quando estou jantando (o jornal) mas quase sempre eu coloco o livro na mesa e como lendo ><
    Eu ainda perco um bocado de tempo no face ou no whatsapp falando com o namorado hehehe mas pode ter crtz q se estiver no cel o livro tá do lado!
    até fds quando fico fora com o namorado, as vezes ele decide jogar uma partida rápida no wow e eu tiro o livro da bolsa e leio um pouquinho kkkkk
    a verdade é q tenho q estudar pra concurso ç.ç mas largar a leitura é complicado :p
    adorei muuuuito essa sua postagem o/
    tem postagem nova no meu blog
    espero sua visita
    bjinhus

    -TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  18. Oi Rizia, tudo bem? Adorei as dicas, e particularmente, eu leio sempre que tenho um tempo livre. No ônibus pra escola (e na volta também), dá pra ler bastante aqui, já que levo uma média de 1h30 por dia em ônibus, haha. Antes de dormir também, mas como tenho muita insônia, acabo lendo mais que a hora permite.

    Abraço!
    www.blogopenbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oie! Eu adorei as dicas, faço algumas delas! E lhe digo sou viciada nos livros, mas mais ainda na net! (risos)
    Bjs, comenta por favor nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/02/perfume-de-hotel-nova-iorque.html

    ResponderExcluir
  20. Complicado conseguir um tempinho na agenda para descançar e ler nem que seja uma pagina de um livro, vou levando como posso para onde vou levo um livro e quando vejo uma oprtunidade leio rsrsrs.

    http://livrosseriesemelodias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá, esse post muuuuiiiito me interessa!

    Eu trabalho e estudo, além do mais, esse semestre parece que será mais puxado do que todos os outros juntos!! Estou com dificuldade de encontrar aquele tempinho para ler, mas estou tentando bolar estratégias para conseguir... tenho andado tão cansada que aquelas horinhas de leitura no ônibus são cedidas a um ou outro cochilo para tentar "completar" o pouco sono da noite. :~

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    http://www.wordinmybag.com.br/

    ResponderExcluir