Resenha: Um Pedido às Estrelas

Hi Leitores!
Vamos a mais uma resenha linda, de um livro lindo,com uma capa linda!
hauahauahau #polificante
Sem mais delongas, vamos ao livro!


Sinopse: Após um grave acidente, Elle sofre um trauma cerebral irreversível, mas em seu ventre cresce uma vida. Apesar da fragilidade da situação, há uma possibilidade de ela dar à luz o tão aguardado filho. No entanto, com a mesma força com que desejou um filho, Elle se opunha a manter uma vida artificialmente. Se ela pudesse decidir, o que falaria mais alto? Escrito com sensibilidade e compaixão, Um pedido às estrelas é uma emocionante história que levanta profundas reflexões sobre vida e morte, fé e ciência, e ilumina o poder do amor para ferir... e curar.

Engraçado.
Esse é um daqueles livros em que não há como soltar muitos spoilers além do próprio final, ou seja, não pensem que o que vocês lerão é spoiler, ok?
Nele encontramos o casal Matt e Elle, que se conhecem desde pequenos e são casados há alguns anos. Matt é neurocirurgião e Elle é uma ex-astronauta aposentada e professora de física.
Num fatídico Elle sofre um acidente. Ao cair da escada, bate a cabeça numa pedra e devido ao trauma sofrido, ocorre a morte cerebral.
Conforme conhecimento de toda a família, Elle não gostaria de ser mantida viva por aparelhos caso fosse preciso e por essa razão, seu marido Matt iria desligar os aparelhos até que tudo muda.
Matt descobre que sua amada esposa está Gravida!
E então o que fazer?
Manter Elle "viva" até o nascimento do bebê, mesmo sabendo que há um alto risco da gravidez não ir a frente. Ou fazer valer a vontade expressa de Elle e desligar os aparelhos independente da vida que há em sua barriga?

"Mesmo depois de meses rezando pela paz da mãe...Não estava preparada para o impacto. Nunca estamos".

Começa aí todo o conflito da narrativa, pois mãe de Matt trava uma batalha judicial contra o filho para fazer a vontade da nora, uma vez que foi designada legalmente para isso.
O livro é intercalado entre capítulos no presente e no passado todos narrados por Matt. As personagens são muito bem construídas psicologicamente e você se prende demais a narrativa. Confesso que não consegui parar.
Claro que, por tratar de muitos temas jurídicos (e eu faço direito) me chamou muita atenção. Direito a vida, Direitos do nascituro (feto/bebê), Direito a integridade física, Direito de como dispor dos próprio corpo, Eutanásia entre outros encontrados. Porém, a leitura é simples e super acessível.
Recomendo a todos que gostam de livros emocionantes e que nos levam a refletir sobre escolhas.

"E se você tivesse que decidir sobre a vida e a morte de quem você ama?"

Alguém leu ou quer ler esse livro?
Comenta aí!
 -Rizia

11 comentários

  1. Oi Rizia
    Já tinha visto a capa do livro, e até adicionei no meu skoob, mas nunca tive curiosidade em ler a sinopse, sabe. Daí me deparo com sua resenha, e pronto! Já estou loucamente desejando.
    Acho muito complicado esses assuntos de decidir a vida e a morte de alguém, ainda mais a esposa. Mesmo que ela tenha deixado sua vontade por escrito. Nuss, não consigo me imaginar nessa posição, ainda mais tendo um bebê no meio da jogada. Agora quero saber se o bebê nasce ou não.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Rizia :)
    Amei a resenha! Não conhecia o livro e me interessei bastante. A história aparenta ser bem sensivel e forte. Morrendo de curiosidade para ler.
    Beijos
    http://www.coisasdemeninas.blog.br

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro, mas achei muito interessante. Quero ler!
    Beijos
    estudiodasamigas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. I am inviting you to join my $30 certificate giveaway
    http://www.beingbeautifulandpretty.com/2013/11/dressale-30-certificate-giveaway.html?m=0
    Keep in touch,
    www.beingbeautifulandpretty.com

    ResponderExcluir
  5. Esse livro eu ainda não conhecia mais fiquei interessada em saber como a história termina. Deve se tirar uma lição muito boa dele.
    Gostei da resenha, beijos.
    http://detudoumpoucodany.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nathalia,
    tudo bem?
    Eu vi esse livro na Saraiva e não sabia de todo esse impacto. Acho essa uma das questões mais difíceis de se debater. Será que alguém tem o direito de tomar essa decisão? Acho muito penoso para um ser humano um dia se deparar com essa dúvida. Não acho justo.
    Não conheço a história, e sei que existem vários conflitos em questão, mas, ignorando, por ora todos eles, tem uma vida pronta para nascer. Acho que toda mãe daria prioridade ao seu filho, ela com certeza, não iria fazer esse pedido se soubesse que estava grávida.
    Eu voto pela vida!!!
    Beijinhos.
    Cila- leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. OI Rizia!

    Nossa que situação. É algo que não dá para julgar, pois só se sabe quando se passa por isso. São muitas questões e acho que só lendo mesmo para analisar. Ótima resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nosso esse livro me pareceu bem comovente, fiquei super curiosa para lê-lo, achei bem legal ele tratar a questão de um acidente fatal com uma criança sendo gerada no ventre!! Creio que é uma bela história de amor e compreensão!! Adorei o título só não gostei muito da capa, mas o que vale é o conteúdo ne?!!! Beijos!

    meudiariojk.blogspot.com.br



    ResponderExcluir
  9. Estou totalmente ansioso para ler esse livro, gostei muito do tema, irei comprar nesse Black Friday!

    Att. Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa, é um tema bastante pesado, mas parece bastante interessante. É o tipo de livro que poderia gerar uma discussão saudável.(isso de acordo com o que li na resenha, rs) Me interessei já tinha visto a capa e achado linda. Pensei que era algum Y.A. bobinho, me enganei, vou procurar saber mais e quem sabe lê-lo! Me deixou curiosa!

    http://livrologias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, adorei seu blog e resenha, já vou começar a ler este livro, q de fato parece ser muito bom!!! Valeu a indicação!!! Estou te seguindo, retribui?

    Abraços e boas leituras!!!

    http://ameninaeovento2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir