Resenha: Sob a Redoma

Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 960
Sinopse: Em um dia como outro qualquer em Chester’s Mill, no Maine, a pequena cidade é subitamente isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando — ou se — ela irá desaparecer. Os moradores de Chester’s Mill percebem que terão de lutar por sua sobrevivência. Pessoas morrem, aparelhos eletrônicos entram em pane ao se aproximar da redoma e a situação fica ainda mais grave quando a cidade se vê exposta às graves consequências ecológicas da barreira. Para piorar a situação, James “Big Jim” Rennie, político dissimulado e um dos três membros do conselho executivo da cidade, usa a redoma como um meio de dominar a cidade.
Sob a Redoma no Orelha de Livro & Skoob

Como começar a resenha de um livro que fiquei quase três meses lendo? Como começar a resenha de um livro que me tirou do conforto literário? Digo isso porque Stephen teve o sucesso de mostrar muito bem a maldade que o ser humano pode causar ao próximo!

Sob a Redoma foi meu livro de estréia com a escrita do Stephen King e devo dizer que eu gostei muito! Foi um livro pesado - além do pesado no sentido físico - mas acredito que os outro livros do King sejam mais, mas Sob a Redoma me tirou o sono. King soube fazer descrições totalmente na entrelinhas de uma forma meio que deboche - acredito - por mostrar quanto cada personagem é insignificante para o caminho que é tomado no final do livro. Ele não mediu esforços para construir vários - vários mesmo - personagens e sua história de vida casando com o tema "política" que também é um tema abordado durante a narrativa. Sobre a narrativa, ela é em terceira pessoa mas conta com o POV - ponto de vista - de todos os personagens que são apresentados, até animais '-'. E uma coisa interessante na narração são as frases em parenteses, que dão o entender - pra mim - que são comentários do próprio King sobre o que está acontecendo.

Mas vamos lá: Chester's Mill é agora a cidade da Redoma, uma barreira transparente - que não é possível a passagem de ar/água. Big Jim é um dos vereadores da cidade sedento por poder. Então qual desses personagens será mais interessante durante a leitura? Big Jim meu queridos, esqueçam a Redoma por enquantoBig Jim só aproveita muito bem a situação de ninguém poder entrar ou sair da cidade por conta da Redoma, e então é ai que nasce o grande vilão do enredo.

"- Eis o conselho: nunca dê a um bom político tempo pra orar.
E puxou o gatilho."
Página 915 

Big Jim não faz as desgraças na cidade sozinho, seu filho Junior e sua gangue "policial" fazem com que Chester's Mill seja um inferno ao seus moradores que estão sem as escamas nos olhos e sabem as coisas erradas que Big Jim faz. Então podem se preparar para ter uma vontade louca de esmurrar cada personagem vilão do livro, vai ser normal.

"Mas talvez o levasse a refletir (pois, a seu modo, ele era um homem reflexivo) sobre a semelhança entre assassinato e Elma Chips: é impossível parar num só."
Página 451 

Deixo aqui um aviso pra quem for ler Sob a Redoma: por favor, não se prendam a (nenhum) personagem, Stephen King faz o favor de nos narrar muitas mortes, tanto as mortes mais naturais quanto as mais violentas em Sob a Redoma.

Deixando o vilão de lado, vamos conhecer Barbie um ex-militar que cairá de frente com Big Jim para que não haja um totalitarismo ou ditadura na pequena cidade. Barbie contará com a ajuda de Julia, uma jornalista sem papas na língua; e Joe um adolescente gênio que ajudará a descobrir o que é a Redoma e como tirá-la

"Porque agora nós somos as formigas e aquilo é a lente de aumento."
Página 798

Sob a Redoma tem o tema central "a sociedade", além de fazer uma boa crítica a atitude do homem na natureza. Stephen mostra os dois lados da moeda do ser humano: aquele lado do bem, onde o homem é amigo, parceiro, justiceiro, honesto; e aquele lado do mal, onde o homem é o destruidor tanto de sua própria raça quanto as outras raças - fauna e flora.

Mas e a Redoma Nathália?
Como disse não é o ponto principal da discussão do livro, é sobre até que ponto a maldade do homem vai e a sua bondade também. Mas ela não é esquecida, só demora um pouco para desenvolver um contexto de "explicação" do que é a Redoma, como tirá-la e porque está só na cidade.

A finalização do livro foi bem emocionante e um pouco "sem respostas", quem não está acostumado ou nem gosta desse tipo de final num livro, pode não achar tão bom o livro ao contrário de mim, que até favoritei no Skoob e no Orelha de Livro :3

Under The Dome: o seriado

Vou abrir o jogo, só me interessei em ler o livro por causa de um vídeo promo de estreia do seriado. 


Assistindo o Pilot (primeiro episódio) pensei que seria uma adaptação bem parecida e tal, mas só o primeiro episódio é igualzinho ao começo do livro. Alguns personagens do livro nem apareceu nessa primeira temporada e teve outros que nem existiam no livro mas que estão presentes na série. Mas podem ficar despreocupados, mesmo que o seriado vá tomando um caminho meio diferente do livro, o próprio Stephen King faz parte da produção da série, então a galera sabe o que tá fazendo. 

A primeira temporada já está completa, são 13 episódios e já foi confirmada a segunda temporada ano que vem.

Espero que vocês leitores dê a chance tanto pro livro quanto pra série, ambas são muito boas... Mesmo que eu prefira o livro, eu acompanho a série também lol


~nathália

11 comentários

  1. Não conhecia o livro, mas me encantei com a resenha!

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nathália!

    Nunca li nada do autor, apesar de já ter ouvido tantos elogios. Inclusive desse livro que, só li resenhas positivas. Adorei o tema central: a sociedade. É tema que sempre provoca reflexão. Ótima resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Nathália.
    Eu comecei a ler o livro, e logo em seguida foi lançado o seriado, e mesmo sem querer, fui fazendo comparações, e acabei desanimando e deixando a leitura de lado, futuramente pretendo retomar.


    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Oie :)

    Eu acompanho a série de televisão e gosto bastante apesar de o 2 episódio ter me decepcionado, Estou morrendo de vontade de ler o livro e de 2014 ele não passa. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Caraaaaaaaaaaaaaaaa, eu preciso ler esse livro! Assisti o primeiro episódio do seriado e surtei, ainda não tive tempo de ver os outros, mas só de descobrir que era baseado num livro do Rei (rçrçrç), quase morri *O*

    ResponderExcluir
  6. Realmente, qual a razão da cidade ter sido isolada? Isso é o que mais me intriga nesta trama. Os livros que li do autor sempre mexeram comigo, alguns deram até pesadelos, e tenho certeza que este aqui vai ser mais um para me deixar perturbada. Ótima resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Hey flor!

    Eu acompanho a série e adoro. Ainda não tive oportunidade de ler o livro, o tamanho atrapalha porque preciso ter tempo pra começá-lo. Mas tenho muita vontade, King tem mesmo esse dom de desenvolver seus personagens.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Tenho muita vontade de ler esse livro, é um dos mais desejados na minha listinha. Também nunca li nada do King, mas só vejo críticas positivas.
    Vi a chamada dessa série outro dia e fiquei super curiosa, mas queria ler o livro antes de assistir.
    Pela sua resenha acredito que vou gostar muito da leitura. :)

    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie
    essa foi a primeira resenha que tive coragem de ler. Assim como você me interessei pelo livro após assistir o pilot da série Under the Dome, e queria saber se são parecidos. Como o Stephen está como produtor, eu sabia que muitas partes seriam fiéis, mas a sua resenha me deixou sedenta mesmo pelo livro. Preciso!!!!
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei esse livro, mas vc já leu o livro "reverso" escrito pelo autor Darlei...apesar de não ser tão conhecido, se destaca por marcar a história, pois coloca em cheque, as leis que governam o nosso universo, e ainda por cima desafia os principais dogmas religiosos, nossas principais crenças são postas em dilemas cruciais, enfim se trata de um livro arrebatador, esse é o link do livro. Abraços..
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

    ResponderExcluir
  11. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo
    livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de
    um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de
    todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas
    usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais
    mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite
    reverso...a capa do livro é linda, ela traz o universo de fundo.

    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir