Resenha: O Fim de Todos Nós

Fallen World #1
Autora: Megan Crewe
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Sinopse: Kaelyn acaba de ver o melhor amigo partir. Ela tem dezesseis anos e voltou agora para a ilha onde nasceu, depois de um período morando no continente; ele está fazendo o caminho inverso, para estudar fora. O que sentem um pelo outro não está muito claro, ela o deixou ir embora sem nem mesmo dizer adeus, e a última coisa que passa por sua cabeça é nunca mais vê-lo. Mas, pouco tempo depois, isso está bem perto de acontecer.
A ilha de Kaelyn foi sitiada e ninguém pode entrar nem sair: um vírus letal e não identificado se espalha entre os habitantes. Jovens, velhos, crianças - ninguém está a salvo, e a lista de óbitos não para de aumentar. Entre os sintomas da doença misteriosa está a perda das inibições sociais. Os infectados agem sem pudor, falam o que vem à mente e não hesitam em contaminar outras pessoas. A quarentena imposta pelo governo dificulta as pesquisas em busca da cura, suprimentos e remédios não chegam em quantidade suficiente e quem ainda não foi infectado precisa lutar por água, energia e alimento.
Nem todos, porém, assistem impassíveis ao colapso da ilha. Kaelyn é uma dessas pessoas. Enquanto o vírus leva seus amigos e familiares, ela insiste em acreditar que haverá uma salvação. Caso contrário, o que será dela e de todos?
Afiado e atordoante, O fim de todos nós é a história da força de vontade e da bravura de uma garota comum forçada a reavaliar seus medos e escolher entre a própria humanidade e a sobrevivência.

O Fim de Todos Nós foi uma grande surpresa pra mim. Foi um livro que me prendeu do começo ao fim, não queria terminar ele tão cedo mas a leitura flui tanto que lá estava eu intrigada com o final.

Kealyn é a adolescente que narra sua vida na ilha por meio de anotações em diário para seu amigo Leo,que já não são tão amigos assim e ele está fora da ilha estudando o que gosta: dança. E logo de cara já vejo que a Kealyn faz parte da friendzone HUE, mas minha curiosidade ficou num nível muito alto pra descobrir o que levou a amizade deles dois terem acabado.

E então temos um novo personagem, o vírus que toma conta da população da ilha. O pai de Kealyn é o único microbiologista, ou seja, ele tem que tentar descobrir como ajudar as pessoas infectadas, e por ser o pai de Kea, sabemos um pouco mais do vírus, o que ele causa e seus sintomas. Então a narrativa da Kea é completa, ela demonstra suas aflições no decorrer dos dias, de como tem que se proteger e proteger sua família e como quer ajudar a achar uma cura para esse vírus. Mas não é só ela e seu pai que quer ajudar na cura, seu irmão Drew também - Drew é o personagem gay no livro, mas não é o tema principal, mas achei muito legal a autora ter colocado um personagem gay!

E então a ilha está em Quarentena, ninguém entre e ninguém sai. O governo no começo fazia entregas aéreas de alimentos e remédios, mas com o passar do dias a atenção do governo e das mídias acabam. A ilha perde sua voz, perde sua comunicação com o mundo exterior e assim fica frágil para cuidar dos doentes e de quem está saudável. Com essa falta de interesse do governo para ajudar a ilha já causa uma manifestação da população.

Uma das personagens secundárias, a Tessa - namorada de Leo - está sozinha na ilha, seus pais estão fora sem poder voltar, assim Kea se une a Tessa mas num primeiro momento sem muita vontade - por conta de seu ciúmes, claro - mas depois elas criam uma amizade muito boa, eu particularmente gostei muito das duas trabalhando juntas. E Gav e o outro personagem secundário, ele no inicio tinha um grupo de vários garotos que recolhiam o máximo de comidas em casas abandonadas e lojas, para que sejam entregues a quem precisava, então eu me apaixonei por ele pela sua atitude - suspiros.

E.. Chega que já está bom de informações pra vocês começarem a ler O Fim de Todos Nós, porque daqui a pouco estarei entregando todo o enrendo, e eu não tenho limite pra spoiler.

Alguns avisos antes: não se apegue aos personagens; não tenha a inocência de acreditar que ninguém vá morrer nesse livro; esqueçam um pouco do vírus e analisem as atitudes das pessoas saudáveis; se preparam pra um final muito: quero a continuação já!

Sobre a edição, a Editora Intrínseca fez um lindo trabalho nessa capa, gente do céu! Eu adoro capa com textura e essa tem, nas letras. Diagramação está no padrão da editora, nada do que reclamar e não vi nenhum erro de digitação.

- nathália

21 comentários

  1. Oi Nathália :)

    Estou morrendo de vontade de ler esse livro pois ele está muito falado na blogosfera literária, amo livros que prendem a atenção do leitor, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. "e eu não tenho limite pra spoiler."
    Só vi verdades! UEHEUHEUHUEHUEHUEHUEHE
    Quero ler esse livro! ;-;

    ResponderExcluir
  3. Olá, boa tarde ^-^
    Não conhecia esse livro; me interessei pela história *-* Com certeza esse vai pra minha lista de futuras leituras.
    Parabéns pela resenha.
    Beijinhos e tenha uma ótima semana.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Nath,

    Fiquei louca para ler esse livro da primeira vez que o vi. Parece ser muito bom, to louca para lê-lo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Quero, quero, quero rsrs
    Adoro as capas e edições da Intrínseca!
    Já tava de olho no livro a bastante tempo, quando soube que seria lançado aqui quase surtei ô/
    Abraços,
    Gabriel S.
    http://umcenarioimaginario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Nathália =)
    To mega curiosa em relação a esse livro, me parece ser muito bom *--*
    mais um pra minha listinha \o/

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  7. Eu nem fazia ideia do que se tratava o livro apesar de já ter visto ele por aí. Adorei demais todo esse enredo e como ele parece ser e fiquei com muita vontade de ler. Já vou subir ele na lista de prioridades ahaha

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. OMG! Todas as resenhas que leio falam deste final, que deixa qualquer leitor maluco. Estou bem curiosa com este livro, a trama parece bem envolvente e aflitiva. Na lista de desejos.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Estava um pouco ausente por aqui, alias pela internet ...
    Enfim.. Menina essa é primeira resenha que leio, e sua resenha me deixou muito curiosa, esse final que me despertou ainda mais,preciso dele agora rs.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  10. Fiquei curiosa. Ainda não tinha lido resenha desse livro.
    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  11. Estou bem ansiosa para ler este livro mesmo, espero ter a oportunidade em breve! Adoro esses detalhes nas capas, sou bem detalhista.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. cara esse livro parece ser mega interessante
    fiquei curiosa
    acredita q eu nao lembro de ter visto ele?
    tipo nao lembro de conhecer sabe

    ResponderExcluir
  13. Nathália,

    Eu me senti asfixiada com a resenha. Não no sentido ruim. Eu me vi dentro da realidade dessas pessoas da ilha. E você fez o favor de contar um pouco e me deixar "curiosérrrrrrrrima" rs.

    Quero saber também sobre essa amizade que acabou de repente. Quero ver como foi o cotidiano deles depois do vírus. Quero saber que final é esse, meu Deus do céu!

    Aproveitando a oportunidade: tem um selinho para você no blog. Espero que você goste!

    http://www.booklover.com.br/2013/07/selinho-11-coisas.html

    Beijos

    Gláucia - booklover.com.br

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Meninas :D
    Apesar dos detalhes da capa serem lindos e das resenhas super positivas que tenho lido a respeito desse livro não fiquei com vontade de ler o mesmo... a história em si não me chamou muito a atenção sem falar que não é um dos meus gêneros favoritos O.o

    Beijos
    http://amostradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Nathalia!

    Nossa, que livro interessante! Quero pra ontem, fiquei super curiosa, com várias especulações! Vou adicionar já no skoob! rs

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
  16. Eu amo quarentenas -qq KALDSKJASD "HUE" de boa, nao sei pq mas ri muito disso. Esse lance de friendzone é triste e olhe... me brota até uma lágrima no canto direito do olho, só de pensar.

    Adorei a resenha kkkkkkkkk

    Beijos,
    http://a-song-of-fire.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Nathália,
    Quero o livro agora rs. Ele parece ser daqueles livros que me fisgam. Super curiosa para ler.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Moça !!

    Não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa quanto a capa. O enredo me lembrou meio que The Walking Dead, mesmo não tendo zumbis, mas a história do vírus e tals. Gostaria de saber como terminará essa história. Já foi para a lista de desejos :)

    Beijos,
    www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro até ler a sua resenha, mas ele parece ser bem legal. Infelizmente já estou por aqui de séries, heheh, tô mais nos livros solos no momento.
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá Nathália!
    Adorei seu blog :)
    Te convido a visitar e seguir o meu, estou seguindo
    Beijinhos,
    Nati,
    http://nataliascholze.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Aaahhh, eu estou de olho nesse livro desde que foi lançado nos USA. E quando lançou aqui, fiquei muito feliz.
    Lendo a sua resenha, me empolgou ainda mais para ler esse livro. Amei!!

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir