Resenha: Trocada

Trilogia Trylle Livro 1
Autora: Amanda Hocking
Editora: Rocco
Páginas: 326
Sinopse: Quando Wendy Everly tinha seis anos, sua mãe foi convencida de que ela era um monstro e tentou matá-la. Onze anos mais tarde, Wendy descobre que sua mãe poderia estar certa. Ela não é a pessoa que ela sempre acreditou ser, e toda a sua vida começa a ser desvendada. Tudo por causa de Finn Holmes. 
Finn é um cara misterioso e parece estar sempre olhando para ela. Cada encontro deixa Wendy profundamente abalada. Mas não é muito antes de ele revelar a verdade: Wendy é uma changeling que foi trocada ao nascer e ele veio para levá-la de volta para casa. Agora Wendy parte para uma viagem a um mundo que ela nunca soube que existia, um que é ao mesmo tempo belo e assustador. E onde ela deve deixar sua antiga vida para trás para descobrir qual será o seu destino.


A quanto tempo não lia nada da Editora Rocco, então nada mais justo que ler um lançamento novinho em folha da Editora.

Para ser sincera, não lembro o motivo de querer ler o livro Trocada, não lembro se li resenhas ou foram comentários de amigos leitores que me levaram até ele... Se bem que acho que foi o preço dele na Submarino -q

Wendy, nossa personagem narradora, logo do inicio - e pela sinopse - vemos que sua mãe (Kim) tenta matá-la em seu aniversário e tipo: WTF.
Por conta disso, Kim vive desde aquela época até hoje num hospital psiquiátrico e Wendy vive com a tia e o irmão Matt. Kim alega que Wendy não é sua filha e sim um monstro que não deveria ter ocupado o lugar do seu verdadeiro filho.

Já a relação entre Wendy e seu irmão e tia é muito boa, nada diferente de uma família com uma adolescente encrenca, porque é isso que Wendy mas não ao extremo. Ela já foi expulsa de muitas escolas que tentou frequentar e novamente está em uma nova, sem nenhum amigo e tentando ao máximo não arranjar problemas pra finalmente se formar e dar orgulho a sua tia e irmão.

Nessa escola Wendy conhece Finn, ele é quem conta a verdadeira origem dela, uma changeling, que  foi trocada quando o filho verdadeiro de Kim nasceu. Suas respostas não são totalmente esclarecedoras num primeiro momento mas quando Wendy vai para Förening - onde é que "seu" povo vive - é lá que mais algumas questões são respondidas pela sua verdadeira mãe e Rainha de Förening, só que mais perguntas ficaram sem resposta e isso foi um ponto chato do livro. Não era só a Wendy que queria respostas, eu também! Foram muitos "depois te conto", "ainda não é o momento" e blá blá que me deixou totalmente brava e cheguei a conclusão logo no começo que Trocada seria aquele livro de apresentação somente, que a verdadeira ação será nos próximos dois livros.

A rainha Elora não é bem a mãe que Wendy esperava ter, Wendy muita das vezes sentia-se usada, como se fosse um objeto que não deveria ser quebrado. Essa é a forma - não muito boa - da Elora mostrar a Wendy sua importância no reino atual: que ela é a última da Linhagem da Rainha, que por sinal é da mais poderosa que existe. Poderosa porque cada um tem alguns dons específicos, no caso da Wendy ela tem a Persuasão. E por isso uma outra tribo de changeling tem interesse em raptar Wendy, e Finn foi designado para isso, tomar conta dela e trazê-la de volta para Förening.

Finn e Wendy vão desenvolvendo um afeto muito grande entre si, e assim gera o romance proibido entre eles numa pequena parte do livro. E os outros personagens do livro me agradaram, cada um tinha seu momento, nenhum era esquecido na narração e ainda se tem muito mistério em cima desses personagens.

Amanda criou um sobrenatural muito inédito pra mim, utilizando a mitologia de trolls, então um ponto positivo pra ela. E narração em primeira pessoa em Trocada em nenhum um momento se torna chata, outro motivo para gostar do livro. E o trabalho da Rocco na obra como sempre bem caprichada!

Momento sinceridade: eu ia dar uma nota 4 pro livro, porque até certa parte antes do final pra mim estava muito parado. E então veio a finalização do livro e mais o conto extra final deixou a nota como 4,5. Só que no mesmo dia que eu terminei de ler Trocada uma colega minha me contou os spoilers da trilogia toda e quando ela me contou isso eu fiquei pasma e pensei: "Meu Deus do céu Amanda" e por isso Trocada ficou com 5 estrelas, pra me dar um ânimo de continuar a trilogia e pirar nos próximos livros.

- nathália

16 comentários

  1. Confesso que já li um livro dessa autora e ficou com um pouco de receio de ler algo dela

    bjo
    Pah
    dicalivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie :)

    Nossa Trolls que coisa legal kkkkkk já me encantei com a estória e amei sua opinião sobre o livro, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  3. Essa série parece ser muito boa
    Quero ter a oportunidade de conhece-la

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Pela sinopse e a resenha, o livro é ótimo!

    O blog está com cara nova, vem dar uma olhada! Aproveita que também tem post novo!
    Blog | Facebook

    ResponderExcluir
  5. Eu até tentei ler Trocada, mas não aguentei e desisti lá pela página 80 e pouco. Não curti a narrativa, achei o texto bem fraquinho. Nem mesmo o enredo me atraiu, achei que tudo parecia meio "jogado", as coisas aconteciam meio rápido... Enfim, não curti... =/

    Bjos, Livro Lab

    ResponderExcluir
  6. Olha eu sempre achei a capa desse livro muito linda, semana passada ganhei um marcador e ele é maravilhoso... esse seria um livro que eu compraria pela capa... mas você me fez acreditar que ele é muito mais que uma capa bonita, gostei bastante da sua resenha, é a primeira que leio sobre esse livro.

    Beijos

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Nathália. Já li algumas coisas sobre esse livro e não sei por que não me despertou tanto interesse assim. A capa é linda e a editora Rocco sempre capricha nesse sentido. Só que essa história de Sagas em que o autor nos apresenta um mundo (sem explicação) no primeiro livro para só falar mais nos próximos soa meio enrolador para mim. Enfim, quem sabe mais pra frente eu leia, me lembrei um pouco de Fallen com a sua resenha (já leu?) Gostei dos comentários. Um grande abraço!

    De Frente com os Livros
    @clovismarcelo

    ResponderExcluir
  8. Nunca tive vontade de ler...não é um livro que me atrai =((

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  9. gosto de livros em que o final me surpreende *-*

    ResponderExcluir
  10. Tanto a sinopse, a capa e as resenhas que tenho lido me fazem ficar maluca por esse livro, e você me instigou ainda mais. Mas estou evitando trilogias, não sei quando vou lê-lo.
    Troll's, nossa, fiquei lendo o que escreveu e sua opinião sobre a história está "cutucando" meu bolso, dois pra comprar e devorar, de qualquer forma foi pra listinha de compras \o
    Beijão
    Viviane

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/06/resenha-o-silencio-das-montanhas-khaled.html

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro continuações eletrizantes e surpreendentes. Também não sei se tenho curiosidade de ler esse livro, mas se o fizesse, seria pela capa, acho super misteriosa :D
    A história não parece ser ruim também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oieee...
    Estou louca pra ler essa série.. Já peguei esse livro na mão na livraria, mas acabei deixando. Mas está nas proximas leituras... Adorei a resenha, fiquei curiosa..

    Beijoss

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Todas as vezes que leio ou escuto Trolls só lembro do filme "ponte para terabitia" quero muito ler o livro mas... A sua resenha está ótima como sempre flor e tambémgosto quando os altores me surpreendem.

    beijos
    http://amostradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. AUHSUAHUSH Mudou pra 5, foi? UAHSUHAUSH Ok, tinha visto uma resenha negativa desse livro e agora vem a sua positiva. O jeito é dar uma chance a ele e ver o que acontece (: Estou bem curiosa a respeito da história...

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Denise Simino21:17

    Eu já tinha me interessado por esse livro antes dele ter sido lançado aqui, tanto que tenho a cópia em inglês, mas ainda não li. Vi resenhas bem negativas dele, a sua agora me deu um animo a mais para ler.


    Bjs, @dnisin
    www.sej-auclt.com

    ResponderExcluir
  16. Nathalia, Cho-ca-do.
    Sua resenha é a única positiva que eu ja vi u.u
    " E narração em primeira pessoa em Trocada em nenhum um momento se torna chata, outro motivo para gostar do livro."
    Menina, só dizem que essa narrativa é uó, que ela fica prendendo o mistério a toa auhauhuaa Agora to assim: what the hell? Será que é bom? Eu não sei se lerei ele não, mas sua visão foi distinta dms das que eu já vi.
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir