Resenha: Caminhos de Sangue

Dustlands #1
Autora: Moira Young
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
Sinopse: Saba passou a vida inteira na Lagoa da Prata, uma imensidão de terra desértica assolada por constantes tempestades de areia. O lugar não a incomoda, contanto que o irmão gêmeo, Lugh, esteja por perto. Quando, porém, uma gigantesca tempestade chega trazendo quatro cavaleiros de mantos negros em seu rastro, a vida que Saba conhece chega ao fim: Lugh é raptado e ela tem que embarcar em uma perigosa jornada para resgatá-lo. Repentinamente jogada na realidade selvagem e sem lei do mundo além da Lagoa da Prata, Saba não consegue pensar no que fazer sem Lugh para guiá-la. Por isso, talvez a maior surpresa seja o que descobre sobre si mesma: é uma lutadora incansável, uma sobrevivente feroz e uma oponente perspicaz. Com a ajuda de um audacioso e atraente fugitivo e de uma gangue de garotas revolucionárias, Saba se torna a protagonista de um confronto que vai mudar o destino de sua civilização. Com ritmo arrasador, ação constante e uma história de amor épica, Caminhos de Sangue é uma aventura grandiosa ambientada em um mundo futurista e violento.

EXTASIADA, é a melhor forma de me descrever quando finalizei o livro.

Eu tenho uma história não muito boa com Caminhos de Sangue antes mesmo de ter lido. Tudo começou com uma troca no skoob, estava prestes a ter o meu exemplar em mãos, só que o carteiro que estava trazendo ele pra minha residência foi assaltado. TIPO: QUEM ROUBA CARTEIRO? ;-;

Enfim.

Em Caminhos de Sangue damos de cara com um mundo pós apocalíptico e muito violento. Sério do começo ao fim do livro é só desgraça, é só ação, é só tristeza, é só raiva. Mas tudo isso em um bom sentido porque não dá pra se ler Caminhos de Sangue relaxadamente, em cada página você está aflita, você está querendo o final "felizes para sempre" logo, mas a Moira faz questão de fazer tudo que você não queria que acontecesse, acontecer. É a típica leitura que você esquece de respirar de tão presa que está.

A Moira também soube incomodar seus leitores não só pelo enredo, mas também com a escrita do livro. Correno, morreno, viveno, chorano, são só exemplos dos gerúndios mutantes do livro, você tem que aguentar eles até o fim do livro, eu perdia muito a paciência no começo do livro com essa linguagem, mas chega num ponto que se explica o motivo da orkutilização da fala/narração de Saba: falta de leitura e escrita. E meu incomodo sem eu perceber não existia mais. Mas unica coisa que achei ruim no livro foi a falta de travessão ou aspas nos diálogos.

Saba é a nossa narradora, e que personagem cabeça dura, grossa e estúpida porém guerreira! Ela se encontra numa situação difícil: salvar seu irmão gêmeo Lugh, que fora raptado por um grupo de homens desconhecidos. Com isso sobra ela e sua irmã mais nova Emmi, só que a relação entre elas não são das melhores, o parto de Emmi faz com que houvesse complicações na Mãe deles e assim ela falece, então Saba culpa Emmi pela morte da Mãe, ela já sendo grossa por natureza é mais ainda com Emmi. Já relação de Emmi com Lugh é muito melhor. Mas a irmã mais nova também não é flor que se cheire, com 9 anos já é estúpida que nem a irmã mais velha. No decorrer o livro vemos que há um desenvolvimento muito bom entre Emmi e Saba, de início: odeio você, pro final: vou cuidar de você sempre.

E nessa busca por Lugh, Saba não tem sossego. É sequestrada, é jogada numa jaula - estilo Coliseu - onde ela tinha que lutar com outras garotas, enfrenta o todo poderoso do país que ela vive, fazendo uma bela revolução com as Gaviãs Livres e conhece o cara mais cara de pau, Jack. Ele é o par romântico de Saba, mas o romance deles é muito o plano de fundo da obra, eles se combinam MUITO bem, isso é fato, mas Caminhos de Sangue não perde o gênero distopia quando Jack aparece. Moira faz um ótimo trabalho em fazer um casal totalmente eufórico, eletrizante e claro, orgulhoso e arrogante, nas poucas partes que se tinha o romance entre eles foram o suficiente pra me tirar o fôlego.

Caminhos de Sangue foi um dos melhores livros que li esse ano, de verdade. Ele é um livro completo pra mim: violência, ação de começo ao fim, romance, questões familiares/sociais/políticas. Temas são o que não faltam nesse livro! E pra quem gosta desse gênero, está dada a minha indicação.

- nathália

16 comentários

  1. Oi Nath,

    Eu ainda não conhecia esse livro, mas depois dessa sua resenha fiquei bastante curiosa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu amo esse livro. A história é distópica, mas difere das demais. É realmente completo. Amei tudo no livro, pena que terá continuação. Para mim, não precisava... :) bjs

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. todas as resenhas q li sobre esse livro foram positivas, isso sempre me deixou mt animada, mas ainda nao pude ler ele sabe

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha e MEU DEUS ÇLSJFLDKFGSDFLKJGLSKDFJG JABA/SACK SÇDFKSD S2S2S MUITO AMOR
    E tu descobriu a que eu tava me referindo com a frase: tenha cuidado, pois o que está abaixo de você, logo irá se levantar.
    PSDKFÇSKLGÇDKFGÇDLFKGÇDKFG CAMINHOS DE SANGUE NO MEU REBEL HEART (proximo volume) SÇDFJSDFJSÇDKFJSD É foda demais esse livro, pqp.

    Beijos eufóricos,
    http://a-song-of-fire.blogspot.com.br/2012/12/resenha-caminhos-de-sangue.html

    ResponderExcluir
  5. Falam super bem desse livro
    Tenho muita vontade de ler

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Kovas, suas resenhas sempre me dão vontade de ter/ler o livro.
    Você vai me levar a falência assim! UAHUAHAUHUAHUA
    ADOREI! *_*

    ResponderExcluir
  7. Opa, adorei sua resenha, só não leio agora porque falta tempo - digo: dinheiro uashua
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie :)

    Nossa roubar carteiro ? hum... ok né kkkkk !!

    Estou doido nesse livro ainda mais porque sou super fã do gênero tenho certeza de que vou amar, beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  9. Oi meninas! Eu ganhei este livro de aniversário e até hoje não li, preciso tomar vergonha, pelo que li aqui a história é ótima.

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  10. Aiii quero muitoooooooo ler esse livro. Já vi ele em outros blogs e até mesmo na Submarino! Quero muito ler, parece ser maravilhoso.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  11. Oi Nathália!
    Eu não conhecia o livro, mas o título já começou me chamando atenção. Depois de ler sua resenha tenho certeza de que preciso ler esse livro!!!! Adorei!
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Sério, não sabia que a estória era tão fantástica assim. Mais um livro para minhas próximas compras.Ótima resenha!


    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. oi
    ja tinha visto algo do livro, ele me chamou ja atenção pela editora, pq a intrinseca só publica coisas boas! Mas lendo sua resenha, ele realmente parece ser um livro completa e fiquei muito interessada!
    e menina, q coisa é essa, assaltaram o carteiro??? qm fez isso o.O que absurdo!!!!
    fiquei ate com medo agora pelos meus livros q estão para chegar por trocas no skoob...
    tem postagem nova no blog
    espero sua visita
    bjinhus

    TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  14. Ain, adorei sua descrição! Não conhecia esse livro, mas me interessei muito... gosto de temas assim o/

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Nathália,
    Tinha ouvido falar muito pouco do livro mas não sabia do que se tratava. Gostei muito da resenha e como gosto de distopias e ação vou colocar o livro nos meus desejados.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Momento Raquel desinformada... acredita que eu não conhecia esse livro?! =( Mas super me animei com a sua resenha e to me perguntando como eu não conhecia esse livro antes. Parece ser realmente mt bom, apesar de distopia não ser meu genero preferido.

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir