Resenha: O Verão Que Mudou Minha Vida

Lido em pdf.
Autora: Jenny Han
Editora: Galera Record
Páginas: 288
Sinopse: A vida de Belly é medida em férias de verão. Para ela, todas as coisas boas só acontecem entre os meses de junho e agosto, quando está na casa de praia junto a Susannah, única e melhor amiga de sua mãe e uma espécie de tia, e seus dois filhos, Jeremiah e Conrad. Mais do que irmãos postiços e companheiros de férias, os filhos de Susannah tornaram-se o centro das suas emoções. A véspera do aniversário de 16 anos de Belly marca também o fim daquele que parece ser o último verão onde estarão todos reunidos em Cousins Beach. A partir do ano seguinte todos estarão ocupados demais e talvez algum deles já nem esteja mais entre nós...


Belly é aquela adolescente normal com 15 anos que teve sua primeira paixão, seu primeiro beijo, seu primeiro momento "me sinto bela, me sinto bem", e acredito que toda garota já passou por isso - eu já. Achei ela uma personagem muito real, o livro todo bem real, admiro a Jenny Han pela narração tão simples porém tão verdadeira. Eu amei o livro, que me dá até vontade de chorar por ser um livro tão bom!

Nesse primeiro livro da Trilogia Verão, Jenny nos apresenta a vida de Belly entre os verões que ela passou na casa de Susannah - melhor amiga de sua mãe.

Belly é a narradora desse último verão, pois Conrad - filho mais velho de Susannah - e seu irmão Steven vão pra faculdade, então será o último verão de todos juntos. Há muito flashbacks de Belly durante o livro, coisas passadas que ela não entendia, agora faz todo o sentido e tem um amadurecimento da parte dela do começo ao final do livro.

Eu acredito que os flashbacks foram essenciais para a trama do livro, deixou ele muito mais interessante do que só a narrativa do atual verão. Então o leitor também tem uma dose de nostalgia, eu particularmente tive muitas.

Num primeiro momento, Belly pode ser a aborrecente que conhecemos, por conta de sua apaixonite avassaladora por Conrad. Mas no final ela é o que toda garota já foi, mas nada a impede de aproveitar bem seu verão sem o amor correspondido de Conrad. Sua amizade com Jeremiah foi algo que a invejei demais, a cumplicidade de ambos é algo que eu vejo que falta em muita amizade que tive/tenho. E sua relação com Susannah, de segunda mãe, também me deixou com muita inveja, ela é aquela mulher forte, engraçada, é aquela mulher que eu daria tudo pra conhecer, daria tudo para que ela não fosse uma personagem fictícia.

O Verão Que Mudou Minha Vida, foi o livro do mês que mudou minha vida -q

Eu o considero um livro mais além de um draminha adolescente mas sim um livro de ensinamentos sobre aceitar quem é você, sobre perdas, sobre amadurecimento, sobre o que é abrir mão das coisas.

Então ele é indicado a todos, de fato. E atualmente estou lendo a continuação Sem Você Não É Verão que por sinal está muito boa a nova trama, pois quando eu terminei esse primeiro volume foi praticamente: "Nossa, meu mais novo livro favorito!" eu não sabia que teria continuação, pra mim tinha acabado de forma satisfatória, então fiquei com receio, mas eu estava/estou errada.

- nathália

15 comentários

  1. Esse livro parece ser bem legal de ler mesmo. Só o que estou achando ruim é essa onda de os autores transformar uma estória em séries.

    Lucas / Era uma vez
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O título já chama atenção e depois dessa resenha,só me resta ler rsrsrs


    http://leitorasdobrasil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Uma premissa bem teen, parece uma leitura bem leve e descontraída.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Oi Nath :)

    Nossa que bom que você além de curtir a leitura do livro conseguiu encontrar um ensinamento para seu dia a dia, amo livros que fazem isso com a gente, estou louco para ler essa obra, tomara que você esteja certa e a continuação não seja desnecessária, beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  5. Leitura leve, é uma coisa que não ando fazendo kkkkk só mortes e mais mortes ¬¬
    Ah, seu eu topasse com ele por acaso eu leria, mas comprar não compro não.

    Bjokas
    http://omarcapaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já tinha ouvido falar desse livro antes e parece ser muito bom
    Gosto bastante desses amores de verão

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Hum...já tinha visto esse livro por ai ,mas não sabia que era uma trilogia! ADOROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!Quero ler, gostei da trama central dele.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  8. Não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, e a tua esta muito legal, gosto de livros que deixam uma mensagem boa pra gente no final, e esse parece ser uma leitura leve, descontraída e que deixa um ensinamento para nossa vida.
    Adorei!!
    Beijão
    http://lilicasg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Curto muito livros assim, que nos remetem ao passado, a uma época interessante.
    Curti bastante a sua resenha e como ainda anão tenho o livro farei o possível para adquiri-lo, gosto de saber sobre adolescentes, afinal tenho uma filha, e mesmo que e tenha passado da fase é sempre bom estar inteirada, pra poder dividir essa fase com ela daqui uns anos*.*
    Beijão
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  10. eu ja tinha lido uma resenha nao tao positiva sobre esse livro sabe. espero um dia quem sabe ler e tirar minhas próprias conclusoes.

    ResponderExcluir
  11. Oi Nathália!
    Eu já li alguns elogios ao livro, mas nunca tive curiosidade em ler. Lendo sua resenha comecei a considerar a ideia de ler. Parece ser tão fofinho *-----*
    Beijos
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro, gosto de livros com ensinamentos e esse parece ser super interessante.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu morro de vontade de ler os livros dessa trilogia porque todo mundo fala bem deles e a história também me chamou bastante a atenção. Os livros estão na minha wishlist mas como eu ando colocando tanto livro nela, vou tentar passar esses na frente ou trocar no skoob.
    Eu achava que era uma história um pouco bestinha ou sem graça, mas você é a segunda pessoa que diz que o livro é mais do que uma história de adolescente e isso me anima mais ainda. Pretendo ler em breve!

    Bjs!
    http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. amo do fundo do coração esses favoritos instantaneos! li um post sobre este no amount of words e parece ser aquele estilo elgal de YA contemporaneo...

    ResponderExcluir
  15. Oiii meu irmão comprou esse livro na Bienal de SP ano passado e começou a ler mas disse que achou a leitura chata, não sei porque ele achou isso, pq pela sinopse parece ser um bom livro, gostei da sua resenha e não sabia que tinha continuação O.o

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir