Resenha: Por Isso a Gente Acabou

Livro lido em pdf.
Autor: Daniel Handler
Ilustração: Maira Kalman
Editora: Cia das Letras
Páginas: 368
Sinopse: Por isso a gente acabou trata, com a comicidade típica do autor, de uma situação difícil pela qual todos um dia irão passar: o fim de uma relação amorosa e toda a angústia, tristeza e incerteza que essa vivência pode gerar. Min Green e Ed Slarteron estudam na mesma escola e, depois de apenas algumas semanas de convívio intenso e apaixonado, acabam o namoro. Depois de sofrer muito, Min resolve, como marco da ruptura definitiva, entregar ao garoto uma caixa repleta de objetos significativos para o casal junto com uma carta falando sobre cada um desses objetos e do episódio que ele representou, sempre acrescentando, ao final, uma nova razão para o rompimento. Essa carta é o texto de Por isso a gente acabou, que é, assim, carregado de um tom informal e tragicômico - características da personagem - e traduz com um misto de simplicidade e profundidade a história de uma separação. Imerso neste universo adolescente, o leitor conhecerá a divertida personalidade de Min, uma garota apaixonada por filmes cujo sonho é ser diretora de cinema, e as idas e vindas deste romance, desde o dia em que os dois conversaram pela primeira vez até o instante em que tudo acabou. A artista Maira Kalman, autora de diversas capas da revista The New York, ilustrou cada um dos objetos da narrativa, trazendo cor e descontração a esta história dolorida.

Sou daquelas que diz: "Ah meu, estou cansada de livros com final feliz e todo cheio de mimimi" mas quando vou ler um livro totalmente fora dessa temática minha reação ao final é de completo desespero e revolta. Vá entender.

Em toda livraria que eu entrava eu via esse livro, só não comprava porque ele está sempre caro, mas pelo que eu já observei no livro, as ilustrações, o tipo da folha, vale a pena você gastar 40 reais num exemplar. Mas como na Fnac está mais barato, vou em breve comprarei lá -q

Por Isso a Gente Acabou trata da estória de amor, ou quase amor, de Min e Ed. Por conta das ilustrações eu confesso que eu de primeira eu pensei que o livro fosse um tanto quanto infantil, mas eu estava totalmente enganada!

Min é uma adolescente do ensino médio que se apaixona pelo cara mais popular de sua escola, Ed. O livro não começa por onde tudo começou entre eles e sim por onde tudo começou a acabar. Ela começa a narrar para o Ed - então é uma leitura bem simples e que flui rapidamente - quais foram os motivos que levaram o fim do namoro. A cada motivo, um objeto, uma atitude, uma frase.

Admito que no começo do livro eu achei os motivos meio que bobos mas depois fui entrando na mente de Min, da forma diferente e madura que ela via as coisas entre ela e Ed, pude perceber e entender o ponto de vista dela. E dar a razão a ela. Por tanto eu até pensei em querer um livro narrado pelo Ed, porque eu gostaria muito - muito- de entender o lado dele, gostaria de saber se alguma das coisas que a Min avaliou era paranoia ou ela estava certa mesmo, pra saber se era verdade o sentimento que ele tinha por ela. Eu queria um livro narrado pelo Ed para eu poder parar de odiar ele.

Enfim, foi uma leitura bem diferente pra mim, e foi um tanto quanto triste finalizar o livro.

Tive a infelicidade de ler em pdf., infelicidade porque não foi bom ver as ilustrações em baixa resolução mas deu pro gasto -q

- nathália

12 comentários

  1. Fim de relacionamento é sempre uma bronca ,né?

    Boa resenha,apesar de eu não curti muito ete gênero,mas para quem gosta o enredo é intrigante.=)

    ResponderExcluir
  2. Sou loka pra ler o livro mas para mim em PDF não rola.
    Acho que vou esperar o livro entrar em uma super promoção. Haha
    Na época do lançamento vi muitas resenhas positivas em relação ao livro, e este estilo diferente de leitura.
    Pela sua resenha percebi que vc, gostou mas não se apaixono. Interessante!

    Bjs ^^
    Resenha Nova no Blog ;)
    http://livroslovers.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou doido para ler esse livro parece ser ótimo e ler livro ilustrado em pdf é osso mesmo rsrs

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Acredita que recentemente coloquei esse livro na minha lista de desejados? Ai por incrvel coincidência você posta resenha dele aqui. Fico tipo assim, puxa as blogueiras aqui tem um gosto parecido com o meu.
    Adorei a resenha e sério, agora mais que tudo quero ler, quero odiar o Ed também... homens, a gente só consegue amá-los se também for capaz de odiá-los.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é lindo visualmente!
    Não sei por dentro, mas por fora que dá vontade de comprar, ô, se dá! Rsrs
    Amei a resenha! Só me deixou com os dedos formigando mais ainda!
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  6. poxa pena que nao deu para apreciar as ilustrações direito né.
    mas a leitura vale a pena, eu sou bem curiosa para ler esse livro sabe

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser muito bom, gosto de temáticas com finais tristes, porque sim, nem tudo é feliz, adoro coisas que me comovem e me fazem chorar o final todo, só para ficar refletindo, horas e horas!!!! É uma pena o livro ser tão caro!

    Beijos, mais beijos e abraços. www.7hings.com.br, hey te espero lá..!


    ResponderExcluir
  8. Fiquei com vontade de ler desde o dia em que vi o vídeo da Pam do Garota it e ela até chorou ao falar desse livro, acho que vou ficar emocionada também.

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  9. Eu fiz a resenha desse livro hoje, adorei muito, um dos melhores que li esse ano.

    Beijão :)

    Camila- Ninho de Fogo

    ResponderExcluir
  10. Hum parece muito bom o livro, mas eu me proibi de ler resenhas até terminar a pilha que tenho aqui em casa rs
    Passando mesmo pra avisar que tem uma tag super bacana pra vcs lá no ML!
    Bje e bom feriado!

    ResponderExcluir
  11. LKÇDFLGKJDSFGKLJSDFLGJ Resenha p e r f e i t a, Nathália! kkkkkkkkkkk To Apaixonado pelo livro sem nem ter começado a ler. Já to procurando online! dklsdfkçlsdf

    Beijos,
    http://a-song-of-fire.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. O livro é muito chato, e cheio de equívocos literários. A trama muito fraca, clichê. Duas coisas que seriam o diferencial, só serviram para estragar a narrativa: primeiro, o estilo carta (uma carta escrita durante o tempo que a missivista levou para sair de casa com uma caixa de lembranças e entregar na casa do namorado. Possível sim, mas duzentas páginas de carta? Haja disposição para escrever!) e segundo, a infindável coleção de referências a filmes que ninguém viu, que só serviu para engrossar o caldo. Não vale a pena.

    ResponderExcluir