Resenha: As Vantagens de ser Invisível

Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Páginas: 223
Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.


INFINITO. Durante e após a leitura me senti assim.

Assisti o filme primeiro, confesso. E nem sei por que, e também nem sei por que demorei tanto pra ler o livro. Mas vou ser sincera, o filme me emocionou mais do que o livro na questão da finalização. Já o livro me emocionou durante todas as cartas de Charlie, eu me sentia um Charlie em muita coisa que ele pensava, não todas, mas tinha sempre algo em comum entre nós dois.

Charlie, um garoto 'puta anormal' definição retirada do livro, porque eu realmente não sei como explicar/definir melhor o Charlie. Ele é ao mesmo tempo ingênuo e infantil, maduro e intenso, emotivo mas forte.

No livro acompanhamos as cartas do Charlie para um destinatário desconhecido, e durante a leitura dessas cartas vemos que nosso personagem se encontra na situação de tentar achar explicação para sua existência, seus sentimentos, suas dúvidas, e entre outros. No começo do livro ele era um garoto de bom coração sem amigos, ao final do livro ele é um garoto com o mais diverso tipos de amigos e influências mas que continua com o seu bom coração.

É um livro nas entrelinhas. Ingênuo porém profundo.

É um livro, que é impossível não ter um fato que aconteceu com o Charlie e com o leitor também.

As vezes eu olho para fora e penso que um monte de outras pessoas viu essa neve antes. Assim como eu penso que um monte de outras pessoas leu aqueles livros antes. E ouviram aquelas canções.
Eu me pergunto como elas estão se sentindo esta noite.
Página 105

E quem acha que é um livro bobinho se engana.

- nathália

13 comentários

  1. Oi Nathália!

    Tenho muita vontade de ler esse livro. Já vi muitas resenhas a respeito do livro e filme e que só aumentam minha curiosidade! ;)

    Beijão!
    Pri
    Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  2. Uma história linda, cativante e que faz vc ri, chorar e ri novamente. Quero muito usufruir essa leitura.

    clicandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. OOh quero ler e assistir o filme *_*

    beijos!


    http://diariodeumasonhadora2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Estou super curiosa com o livro, mas ainda não vi o filme, quero ler antes de assisti-lo.
    Abraços
    Melissa Padilha
    decoisasporai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. OI OI NATH!

    Esse livro é um amor, por favor gente! Eu amei tanto ele, não tem como não se identificar com o Charlie, nem que seja por um momento. Também achei o final do filme mais emocionante, mas ainda prefiro o livro. Sim, existem muitas coisas nas entrelinhas, e acho que é isso que torna o livro tão especial.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. ta ai um livro ao qual estou looooooooooooooouca para ler!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Estou louca para ler/assistir
    A estoria parece ser muito boa

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ainda estou na duvida se leio ou não, tantas opiniões diferentes sobre esse livro que não sei o que pensar. Acho que vou ler (nada de ver o filme antes hahahah)

    ResponderExcluir
  10. Eu quero ter esse prazer de elr esse livro, só elógios me atraem e quero me afundar nesse infinito, assim você se sentiu e eu também quero compartilhar desse sentimento.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu Gostei bastante do livro...
    do filme tb =]

    Bjs
    Ida
    http://livrosumvicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu quero muito ler esse livro. O filme é perfeito.

    Beijos,
    http://a-song-of-fire.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Esse livro foi uma das sensações do ano passado. Lembro de não ter me interessado pelo filme, pois não gosto da protagonista, mas o livro eu quero ler. Queria a edição sem ser a capa do filme.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir