Combo Terapia: Princesa de Gelo


Princesa de Gelo
Autora: Thayane Gaspar Jorge
Editora: Modo Editora
Páginas: 147
Sinopse: Eu não tenho coração. Acredite, é verdade. Até mesmo em momentos em que a adrenalina prevaleceu em meu sangue fazendo com que ele trabalhasse mais rápido. Eu deveria ouvi-lo bater ou ao menos senti-lo, mas é como se ele não fizesse mais nada além de pulsar. Não pulsar vida, mas apenas apenas sangue para que o meu corpo , ligado a minha alma sempre mórbida, continue respirando. Feitiço. Magia. Encanto. Poções. Bruxaria. Não, apenas meu coração e simplória e podre maldição.


Consegui meu exemplar no evento que fui no último dia 26, pra quem não tá sabendo clique aqui para ver o post especial sobre Bate Papo sobre Literatura Nacional.

Princesa de Gelo conta a estória de Alessa, uma garota muito diferente de qualquer protagonista que já li. Ela é madura, por ter suas opiniões bem formadas, mas ao mesmo tempo é uma garota frágil que tem seus demônios.

Seu problema começa quando seus pais se separam, pois ela sempre imaginou que o 'amor' seria o bastante pra deixar um casal junto, pensou que o 'amor' não causaria dor, pensou que o 'amor' seria tudo menos sofrimento.

Alessa é encontrada no banheiro da escola por Eric, aos mares de sangue. Ele a salva e assim começa uma relação entre os dois, chegando ao ponto do descongelamento do coração de Alessa.

Mas o problema é que Alessa já teve outros relacionamentos, e no último com Bernado, ela viu que não "conseguia" amar da mesma forma que o seu parceiro. Ou seja, Eric vai se apaixonando por ela, e ela vai tentando a todo modo não se iludir que possivelmente poderia ser reciproco o amor entre os dois. Ela tinha medo de beijar Eric e perder toda aquela magia amorosa no ar, tinha medo de se descongelar e acabar sofrendo não apenas por ela, mas também pelo parceiro que ela estaria desistindo.

Enquanto isso, Alessa ajuda Eric com estudos, ele está por um fio de reprovar em Redação. E ai entra algo que gostei demais no livro, eles conseguiam expressar mais o sentimento um do outro na escrita do que na própria fala, é a escrita que salva ambos.

O desenrolar da estória é o Eric que vai abrindo os olhos de Alessa, não vou escrever muitos detalhes porque senão vira spoiler -q
Só tenho que dizer que o livro é muito bom e vale a leitura!

A forma que a Thayane escreveu... gente... por favor, muito perfeita! É uma estória trágica, polêmica e dolorosa. Mas ela conseguiu escrever de uma forma tão sutil, nas entrelinhas e com as metáforas.

Só não gostei de ter alguns erros de formatação da editora. As falas eram em itálico e as vezes não estava, ai eu meio que me perdia porque eu já tinha me acostumado com essa formatação.

E pensa num livro cheio de boas frases e bons diálogos ? É esse, o meu exemplar tá todo sublinhado (de lápis gente, não pirem).

Aqui vai um diálogo entre Alessa e Eric só pra deixarem vocês com vontade :P

"- Como uma pessoa jura que te ama hoje e diz que precisa ir embora? (...)
- Porque nunca houve amor de verdade. - expressou-se tão vagamente quanto eu.
- Cada palavra, cada carinho, cada beijo. Tudo era mentira, todo o sentimento. Aliás, a vida é a maior mentira de todas as mentiras. - seguimos o rumo vago em cada palavra.
- A vida não é uma mentira, você apenas paga um preço por cada escolha dentro dela. - discordou ele.
Talvez seja esse o preço que eu pague por não ter um coração.
- E qual é o preço que você paga por fingir ser quem não é? - indaguei apática.
- Um dia esquecer quem sou eu."
Página 17

Sobre a autora:

Thayane Gaspar Jorge, 20 anos, nascida no Rio de Janeiro e estudante de Jornalismo.

"Preciso escrever, não importa o quê ou pra quem. Sou escritora há 20 anos - a minha vida inteira. Eu nasci assim e já amava as palavras antes de ser a apresentada a elas! Sou carioca, e não combino com o clima do Rio. Sou amante do Rock, mas casada somente com as letras. Sou uma rebelde contida; uma utopia real. Para me conhecer, esqueça todas essas definições se apenas uma estiver bem clara: eu nasci para escrever."

E só para explicar o título do post: o Combo neste post é a pequena entrevista que a autora permitiu para o blog e a agradeço pela entrevista :D

Entrevista com a autora:

1- Por que você escolheu justo o suicídio para abordar no seu primeiro livro?
Bom, na verdade a ideia de falar sobre suicídio que me escolheu.
Mas eu sempre tive muita intimidade com o assunto, gosto muito dos livros e filmes que o abordam.

2- Você em algum ponto se enxergou em algum dos personagens?
Sim! E como! E sempre que releio isso fica mais evidente. E por mais que eu tente negar, eu sou um pouco da Alessa. E o que ela viveu é um pouco da minha adolescência. Eu acredito que eu tenha cometido uma forma de suicídio em alguma parte da minha vida, mas foi um suicídio com a realidade. Eu me desconectei do real pois não conseguia achar meu lugar. Afinal, eu era uma adolescente e não sabia ainda quem eu era, só conhecia o que as pessoas esperavam que eu fosse. E só consigo admitir isso agora.

3- "Eu nasci para escrever", você deixou isso bem claro na orelha do seu livro, você já tem alguma ideia para um livro seguinte? Alguns rascunhos?
O meu segundo livro é uma ficção científica, sobre a 3ª Guerra Mundial. O nome dele é "Mitral, o esconderijo do mundo" e será lançado final desse ano. Mas eu estou escrevendo no momento (eu não consigo ficar sem escrever nada. Nunca!) é sobre casamento e as dúvidas sobre ser feliz ou não quando se está em um. É um romance um pouco mais maduro.

4- Por ser uma escritora jovem, apareceu muitas barreiras pra colocar seu sonho no papel e ser distribuído para os leitores?
Muitas! As pessoas não levam os jovens a sério, e não investem neles. Foi muita sorte eu ter encontrado a Modo Editora, que acreditou muito em mim. Passei até por preconceito ao dar entrevistas em rádio, pois diziam que a minha voz era infantil. Porém, os leitores estiveram sempre do meu lado e me ajudaram a superar essas barreiras. E digo isso de coração!

5- Se você pudesse dar um conselho a Alessa sobre o final do livro, o que diria pra ela?
Nossa, amei essa pergunta! Bem original, nunca me fizeram antes. Eu não sei. Eu não daria bem um conselho, eu acho que eu iria elogiá-la. Ela foi muito forte e corajosa em apostar tudo no amor mesmo tendo um coração machucado e remendado. Acho que meu conselho poderia ser que ela fosse forte e corajosa em todas as outras situações impostas pela vida.

Bom é isso gente, agradeço a Thayane por ser tão receptiva comigo tanto no evento quanto pelo fb! Espero que tenham gostado desse post super especial!

- nathália

28 comentários

  1. O livro parece otimo *--*

    Gostei da entrevista

    ResponderExcluir
  2. Olá, passei para conhecer o seu blog e adorei, já me tornei sua seguidora para acompanhar todas as novidades! Se tiver um tempinho passe no meu blog para conhecer, vou adorar receber a sua visita :)

    www.todacharmosa.com

    Também criei um novo canal no you tube, vou ficar muito feliz se você se inscrever para me acompanhar, pois em breve teremos muito vídeos legais:

    http://www.youtube.com/pathymakeup

    Beijão ♥

    ResponderExcluir
  3. Eu fiquei realmente emocionada! Engraçado é que quando você veio falar comigo no evento, eu soube que o livro era para você! E eu fiquei muito feliz que a história tenha te marcado. Espero que os errinhos não tenham tornado a leitura menos prazerosa. Foi maravilho responder as perguntas, ter te conhecido no evento e receber esse presentão que foi esse "Combo". Muito obrigada por tudo, como escritora, posso até esquecer rostos, mas jamais vou esquecer as suas palavras.
    Toda felicidade do mundo para você!
    Beijos
    Thay

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    já tinha ouvido falar do livro e sou doida para lê-lo! A história parece ótima e a capa é linda! Adorei a resenha e a entrevista, parabéns!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, da uma olhadinha no meu blog? Acho que você vai gostar. É só seguir que eu sigo de volta viu? Beijos

    www.feitodechocolate.com

    ResponderExcluir
  6. Eu estava de olho nesse livro,mas ainda não tinha pesquisado sobre ele,eu adorei tudo,a autora(me indetifiquei com ela,na parte que ela não se engachava em nenhum lugar ^^)e a história mais ainda..quero lê-lo *_* bjs.

    http://diariodeumasonhadora2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do livro! A resenha está ótima :)
    A autora parece ser um amor ^^ É muito bom apoiarmos os escritores nacionais, eles passam realmente por muitas dificuldades nas publicações e divulgações :\

    Só fiquei achando o dialogo muito 'maduro' para dois adolescentes...

    Beijos
    Marta
    As Palavras Fugiram

    ResponderExcluir
  8. Amei este livro... já tinha ouvido falar, tinha lido algo sobre ele...
    mais um pra lista de desejados...

    Beijos
    Ida
    http://livrosumvicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Achei muito interessante a proposta desse livro! Fico feliz em saber que a literatura nacional finalmente está ganhando o seu lugarzinho nos corações dos leitores!

    Abraços e ótimas leituras
    http://whathethinks.com.br

    ResponderExcluir
  10. o título já promete, e sua resenha então, me deixou super curiosa para conhecer a história.
    Adorei a entrevista. Que coisa chata ela ter sido vítima de preconceito por conta da voz. Nuss. Mas que bom que uma editora abriu as portas para o talento dela. Ponto para a Modo.
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Esse com certeza eu compro, parece um ótimo romance,
    mas também não entendo o porque desse nome no livro,
    mas enfim, gostei e irei comprar. Mas quando você for
    indicar um livro, deixa o link para comprar em um site
    de confiança ;) pq eu procurei aqui em 2 sites de livro
    de minha confiança e não encontrei ://

    http://talento-feminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu quero muito ler esse livro, o enredo é muito cute *_* perfeitooooo.
    Gostei muito da resenha.

    Beijos.

    http://loucurasedevaneiosbyliza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Nathalia!
    Não conhecia a autora e nem o livro. Adorei a história! Parece ser muito boa e me deixou curiosa! :)
    Beijos
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi flor,
    Já me interessei pela livro somente pela capa e sinopse, a entrevista eu amei :)
    Beijos
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nossa o tema desse livro é bem forte e o legal é que essa é uma história que pode acontecer na vida real... a estrevista ficou muito legal :D

    beijos, me visita?
    http://amostradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. "É a escrita que salva ambos", gostei disso e me identifico. O romance parece ser bem diferente e original, me interessei. Gostei também da entrevista, a escritora é bem simpática e receptiva. E dizerem que a voz dela pela rádio é infantil foi horrível, como as pessoas podem ter esse tipo de preconceito?
    Enfim, adorei,

    beijos,

    ser-escritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia
    Mas amei a dica e a resenha
    E essa autora é super simpatica

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Ótima resenha, ela me deixou bem curiosa. Não conhecia, mas a estória parece ser muito boa. Adorei a entrevista.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Foi a primeira resenha que li do livro, foi ótimo saber maiores detalhes da obra, fiquei com muita vontade de ler.Parabéns pela resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha!
    Fiquei curiosa pra ler o livro, parece ótimo!

    Beijos!

    naminhaaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá meninas!

    Vim agradecer a visita!
    Adorei a sinopse do livro,adoro livros com magia,bruxarias,etc... Já tinha visto ele por aí,mas agora me interessei mais e as entrevistas são ótimas para conhecermos um pouquinho mais dos autores e suas criações.

    Bjos
    http://www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Nathalia, tudo bem?
    Não conhecia a autora mas já fiquei muito interessada pelo livro. Parece ser um livro forte, e gosto de estórias assim, que de alguma forma mecha comigo, e acredito que esse seja um desses livros.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  23. Amei, amei! Ficou perfeita a resenha e a entrevista. A Thay é uma fofa!

    Beijokas
    Jaque - Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  24. Amei essa capa, o livro parece excelente e a autora é uma fofa, né?!
    Parabéns pela resenha, me deixou bem curiosa.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  25. A capa desse livro é tão bonita, morro de vontade de lê-lo! Adorei a resenha!

    Beijos
    Bia - @escrevendomundo
    Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  26. Olá! Estou super curiosa para ler este livro, acho que iria adorar. Acho a capa dele muito bonita.
    Beijo.
    Jeni - Doce sabor dos livros
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Oii!!

    Comprei o livro no mesmo dia. Me encantei com a Thayane e tive que comprar rs. Pretendo ler logo, ta la no comeco da minha pilha rs.

    Bjoo

    ResponderExcluir
  28. O livro parece bom, não sou muito de nacionais(não me julgue), mas a ideia me atriu... Fiquei surpresa com a idade da autora, super novinha, e eu aqui com quase 20 e nada de lançar um livro! HAHA
    #Chateada

    Beijos gurias!
    www.livrologias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir