Resenha: Morte Súbita


Autora: J. K. Rowling
Editora: Nova Fronteira
Página: 504
Sinopse: Quando Barry Fairbrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque. A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista. A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? 

Nada fantasioso, nada infantil, nada mamão com açúcar!

Eu já sabia que Morte Súbita não iria tratar de “Harry Potter adulto” por isso cobicei este livro até o dia que ele chegou em casa.

Narração em terceira pessoa/narrador observador, divido em POVs de cada personagens. Objetivo: contar a estória de acordo com a seguinte situação: viver após a morte de Barry.
A narração em terceira pessoa foi o ponto principal para o livro ser ótimo/maravilhoso, temos a visão de como cada personagem é, como ele age, como ele sofre, como ele é um ser humano cheio de falhas.

Barry mesmo já falecido no começo do livro me faz crer que ele era o homem que servia de base e exemplo de muita gente, ele estando por perto nada poderia sair errado, era um homem bom.
Ele fazia parte do Conselho da cidade Pagford (Pagford seria o centro e Fields seria a periferia), e agora com sua morte haveria uma nova eleição.
Então começa a luta por poder político e de território.

Em Fields há um hospital de reabilitação para tratar dependentes químicos. Entre os candidatos que irá levar o lugar de Barry no Conselho, existe quem é a favor de fechar o hospital e há quem é contra o fechamento do mesmo. Então a briga política é mais além do que se pode imaginar, por conta que envolver não só uma atitude simples do novo Conselheiro, mas sim porque envolve um todo e esse todo seria quem está usufruindo do hospital. Alguns pensam que é perda de dinheiro por conta de ter só marginais sendo tratados sem nenhuma melhora (ai entra o quesito preconceito no livro, mas o livro é cheio de exemplo na questão 'preconceito'). Em contra partida, temos argumentos significativos que lá existe muita gente caminhando para a melhora. Assim o Conselho fica dividido.

A questão territorial é histórica dentro de Pegford e Fields, a população de Pegford excluí os cidadães de Fields por serem de classe baixa, outra forma de preconceito no livro também tratado.

Mas o livro vai muito mais além que uma “guerra” política em um pequeno vilarejo, trata-se também de como o ser humano é na verdade, invejoso, corrupto, egoísta, mentiroso, imoral, hipócrita, preconceituoso, ou seja, o livro mostra bem o lado “real humano”, aquele lado com muitas falhas e sem nenhum enfeite para esconder como é de fato a pessoa/personagem. Rowling deu a cara pra bater em criar seus seus personagens.

Lendo Morte Súbita e vendo que há essa liberdade de tratar o homem de forma real, sem a capa protetora de 'esse personagem é perfeito', me fez lembrar da obra nacional 'O Cortiço', de Aluísio Azevedo. Por conta de que ambos não se fantasiarem em cima de seus personagens, o uso deles no enredo é feita da forma mais real possível e é isso que eu gosto nesses dois livros. Mas eu estou fazendo este comentário, porque particularmente me deu uma certa lembrança, não estou dizendo que todos vão achar isso, esse comentário é bem particular -q

Não sei se o livro foi escrito para ter um único personagem principal, mas desde o inicio do livro Krystal foi a minha personagem favorita. A cada POV eu me apaixonava e sofria com ela, eu a entendi ao contrário dos outros, eu sabia me colocar no lugar dela. Do começo ao fim a estória de Krystal foi a que mais me emocionou.

Eu não sei mais o que escrever sobre o livro gente, assumo... Faltam-me palavras para descrever essa obra da J.K. desde o dia que eu terminei de ler, e isso faz umas 3 semanas, o final ainda me comove e me machuca.

- nathália

31 comentários

  1. Hahaha agora vou ter que aumentar minha lista de livros para ler, amei esse. Ah eu li o cortiço e adorei, Muito boa a resenha, me deixou interessada.

    Beijos ; )

    http://loucurasedevaneiosbyliza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa quero muito ler Morte Súbita o mais urgente possível , pelo que sua resenha retratou acho que o livro vai ser bem complexo e vou em encontrar em uma divisão de opiniões , espero gostar beijos !

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei a Resenha,quero muito ler esse livro !
    E agora me deixou ainda mais curiosa !

    Beijinhos,
    Lia ¨
    www.limaoealecrim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Huum eu já queria ler e agora ..ótima resenha!


    ResponderExcluir
  5. Comecei a lê-lo ontem! E estou com grandes expectativas.
    Adorei sua resenha, Nathália!

    Beijocas, meninas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, boa noite ^^
    aaa, estou louca para ler esse livro *----* (será minha próxima leitura ^^')
    Amei a resenha.
    Beijinhos
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Me senti maravilhado ao ler esse livro!
    Foi uma leitura fascinante e incrível. Cobicei tanto o livro que assim que saiu eu comprei e paguei quase 50 reais, que não me arrependo.

    Rowling se superou nesse livro e fico só sonhando no próximo, que espero que não demore... rs

    Bjão!

    ResponderExcluir
  8. Enfim, depois de tantas resenhas negativas, você acabou de me convencer a comprar e ler este livro logo!!! E é o que vou fazer.

    Adorei sua resenha e sua emoção com a leitura.

    Bjkas


    Alessandra Tapias
    topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Voce me convenceu, vou ler este livro haha
    Continuem assim ;)

    Bjuu'z \õ
    tenerdificando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Haaaaaa agora to louca para ler esse livro, nem sabia que a autora de Harry Potter tinha lançado um livro, a história de Harry Potter vai continuar selada (na minha opinião sabiamente).

    Cansada de vampiros e lobisomens vou correndo procurar esse livro por aqui, muito legal seu post.

    ResponderExcluir
  11. kkkk
    mta gente de fato esperou um harry potter adulto, mas não achei que ela fosse fazer isso (oq é uma pena)
    mas é um livro aparentemente mto bom q estou louca pra ler!
    ótima resenha!
    tem postagem nova no blog!
    espero sua visita!
    bjs

    TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  12. Flor, otima dica pra quem nao leu. Gostei muuito.. bj

    ResponderExcluir
  13. Flor,
    Essa autora arrasar né, estou com o livro aqui e em breve vou ler ^^^
    Sua resenha ficou ótima, me deixou bem curiosa pela leitura.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  14. Estou cusiosa para ler o livro, as opiniões estão bem diversas, então quero conferir. Mas não é uma prioridade.

    Bjos!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Tantas indicações, mesmo sem ter lido nada da J.K, parmem ainda não li Harry Potter...rs, vou ter que me render a este livro...

    beijos
    Ida
    http://livrosumvicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Nathália que lindo *-*
    Eu estou looouca para começar a ler o meu, mas estou me preparando psicologicamente para esse momento hehe
    Tenho certeza que vou amar o livro e me emocionar muito.
    Beijinhos!
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Esse livro esta sendo super comentando
    Ainda mais por ser da autora de HP

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, Nathália.
    Ahhh, para. Não aguento mais ler resenhas positivas do livro. Estou me coçando para comprar logo rsrs. Mas a minha estante está cheia ainda. Não posso, prometi rsrs.
    Ótima resenha! Adorei!

    Beijos.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. UAU! Depois da sua resenha fiquei tentanda a ler Morte Súbita, porque na verdade, as opiniões estão muuuuito divididas ~eu achei~ pelas resenhas que eu ando vendo isso por aí rsrs
    Hmm voce pagou muito caro? Eu achei a arte tão bonita também rsrs mas só acho ele mais de quarenta nas livrarias t.t
    Sim voce viu quantos, menina! hsudhas
    Um beeijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Esse livro tá me deixando louca e olha que eu não o tenho em mãos e muito menos o li. O problema é que eu só vejo resenhas negativas sobre ele e me sinto "mal" em não da oportunidade para a J.K. Sua resenha na verdade foi a primeira positiva que eu li o que me deixou com aquela esperança no fim do túnel! :D
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  21. Eu quero MUITO ler este livro. Alguns dizem que é bom e alguns dizem que é ruim e eu acredito mais nas positivas o que me deixa ainda mais ansiosa para ler este livro. E todos comentam do final, o que me deixa muito curiosa. Adorei a sua resenha, ficou ótima!
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Quero muito ler esse livro, já ouvi falarem que é bem diferente de Harry Potter.

    Ao contrário da maioria, eu gostei da capa desse livro, não é linda, mas é... intrigante, sei lá, parece que a capa dá um ar de curiosidade à pessoa.

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  23. Oi Nathalia, tudo bem?
    Flor ainda não tive a oportunidade de ler, estou esperando esse livro ficar com um preço mais camarada, mas só leio elogios quanto a ele. Espero conseguir ler em breve.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  24. Oi,

    tem meme para você lá no blog:

    http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/2013/01/selinho-e-meme.html

    Espero que goste!

    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Olá !!
    Estou a todo momento lendo resenha desse livro e morrendo de vontade de ler... vou ter que esperar passar meu tempo de rehab de compras para poder adquirir meu exemplar, mas está na minha lista de compras para 2013.
    abraços
    Melissa
    http://decoisasporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Me deu ainda mais vontade de ler!
    Já li várias resenhas, uns gostam, outros não. Quero ler logo, estou super curiosa, rs

    xoxo
    lepetit-mari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Você é a primeira pessoa que eu vejo que gostou desse livro, serio. Tenho lido coisas tão ruins sobre ele que se já não tinha vontade de lê-lo, agora nem passo perto dele na livraria. #dramatica kkkkkkkkk Acho que a autora tento mistura muita coisa e deixou as pessoas um pouco perdidas.

    Bjs, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Sua resenha me deixou bem animada para ler o livro. Ouço críticas muito positivas e quero ler o mais breve possível.
    Adoro a autora.
    Amei a resenha!
    Bjs

    Joyce
    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá leitores,tudo bom? Eu gostaria de pedir um pouco da ajuda de vocês para crescermos meu novo blog,peço que vocês participem e me ajudem divulgá-lo,pois estamos no começo,e quando chegarmos de 200 à 300 participantes,começarei a fazer sorteios e promoções,conto com a ajuda de vocês! Obrigada,abraços. cantinhodaleituraedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. sdfgkdfgljdljgldfkjg eu vi ele nas lojas Americanas e na Livraria Saraiva e estavam respectivamente por R$50,00 e R$40,00. Resumindo: não comprei.

    Eu. necessito. ler. esse. livro.

    A resenha ficou muito boa! :)

    Beijos,
    http://a-song-of-fire.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Math, eu peguei uma bela promoção na submarino... paguei 26 reais senão me engano HUAEHUAEHUA

      Excluir