Dica Terapia #8 A Filosofia de Lost - Simone Regazzoni


Sinopse: A série mais assistida dos últimos tempos, Lost revolucionou a narrativa na tevê ao contar a saga dos sobreviventes da queda do voo Oceanic 815 em uma misteriosa ilha do Pacífico. Os conflitos, as histórias e as reviravoltas decorrentes desse acidente conquistaram uma legião de fãs. Mas o que teria a filosofia a dizer sobre o programa mais comentado na atualidade? Para entender os enigmas que surgem a cada episódio, o filósofo Simone Regazzoni explora os mistérios da ilha e disseca os personagens, a Iniciativa Dharma, os Outros e o relacionamento dos fãs com a série, buscando apoio nos trabalhos de pensadores como Platão, Immanuel Kant, Jacques Derrida e Michel Foucault. Em A Filosofia de LOST, o autor apresenta suas conclusões e coloca a filosofia ao alcance de todos, enquanto procura responder a pergunta mais intrigante: o que é a Ilha? 

Por que ler o livro? 
OKAY assumo que sou uma lostmaníaca desde 2004 com meus 10 anos de idade graças ao meu tio –q 
Então esse post é especial pra mim por conta de juntar meu seriado favorito de toda minha vida com um livro baseado nela <3 Então se você gostou e/ou é fã de Lost a dica está mais que indicada.

Pra quem não sabe do que se trata, um pequeno resumo: Sobreviventes da queda do avião Oceanic 815 vivem numa ilha. FIM não quero contar spoiler (?)

Acho que durante esses anos que Lost fez sucesso e pra mim ainda faz sucesso porque ainda há muita coisa que não teve resposta e que mexe com os fãs. Foi impossível ninguém ouvir  pelo menos algumas coisas sobre a série, teorias, monstro da fumaça, os outros, 4 – 8 – 15- 16 – 23 – 42, escotilha, see you in another life brôthá...

O que não faltou em Lost foi: causar rebuliço entre fãs e haters. Uns acham brisado demais e detestaram tanto a série num todo quanto o final dela. Por outro lado, os fãs eu acharam, e acham, a série uma das melhores da tv, sendo ela que desencadeou novos formatos para os seriados e tendo um final absurdamente épico.

Agora foco no livro... Pelo título assimilamos com o personagem John Locke, pelo próprio nome dele ser de um Filosofo mas também porque essa personagem foi o que dava a fé, esperança, e ao meu ver era o mais sábio de todos ali no meio, mas isso é até a 5ª temporada, já na 6ª temporada John é usado de outra forma.

No livro os pontos mais profundos do seriado são analisados seguindo a ideia da filosofia, a realidade, a vida, a morte, o luto, e a constante (sobre o episódio 5 da quarta temporada com o mesmo nome). Pode ser que te responda mais coisas sobre a série como também deixe mais perguntas, pois ele foi lançado antes de acabar a série.
É um guia para os fãs, curtinho e de fácil leitura, e tá baratinho na submarino –q 

Estrelinhas:

- nathália

19 comentários

  1. Esse livro parece ser muito bom. Ainda não conhecia, mas gostei da dica flor.
    Beijos.

    www.doceabril.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca assisti Lost e, com esse final tão polêmico, não tenho vontade de assistir ;~
    Talvez até lesse o livro se gostasse da série, mas não sou muito adepta desses livros com "filosofias" de alguma coisa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Na boa... eu nem vi a série pra não ficar impressionada, com medinho. Vou ler o livro pra que? Assim nem durmo! kkkkkkkk
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  4. Nunca assisti o seriado
    Por isso não tenho muito interesse no livro

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li o livro, mas sou um grande fã da série também.

    Bjão!

    livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Meu pai que era fã da série, eu só assistia de vez em quando.
    Por enquanto não tenho tanto interesse no livro, mas quem sabe né? Até pra dar de presente para ele.
    Valeu pela dica ;D
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu ja conhecia esse livro, só que não me interessei muito. Talvez, porque não assisti a série.


    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  8. A séri Lost por um tempo ficou muito boa, mas depois ficou chato pq ninguém conseguia descobrir nada. Muito frustrante.
    Tb não me interessei muito pelo livro, pq a série deixou muito a desejar. Nem assisti o restante da série por causa disso.
    Escolhido Pelos Leitores #12
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca tive muito interesse em assistir a serie, sempre achei a história meio desestimulante, prefiro seriados engraçados, talvez seja por isso que não me interessei pelo livro.

    Beijos
    http://prologando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Sou fã, mas continuo achando aquele final SUPER brisado, louco e insatisfatório. Lá pela quarta temporada é perceptível que eles não conseguiriam desatar todos os nós que fizeram, mas é inacreditável que passei tanto tempo lendo teorias no orkut para AQUILO.

    ResponderExcluir
  11. Sou da turma que não conhecia o livro mas que gosta da série....

    Parabéns pela postagem!!!

    Van - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  12. Sou da turma que não conhecia o livro mas que gosta da série....

    Parabéns pela postagem!!!

    Van - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  13. Olá!!!!!
    Lindo aqui amr *-*
    Muito sucesso pra você :)
    Visite o meu quando der!!
    http://isabellalessa.com

    ResponderExcluir
  14. Eu preciso assistir essa série toda e na ordem, lembro que assisti a maior parte na globo, mas ela passava fora de ordem e de repente voltava la por começo :p kkk sem falar q passava tarde e as vezes eu perdia um episodio e ficava perdida :x
    mas lembro de como umas coisas eram dificeis de entender, acho q um livro que fale da filosofia desse seriado deve ser interessante
    tem postagem nova no blog
    bjinhus

    TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  15. Confesso que adorei a dica. Na verdade, nunca assisti a Lost, só bolei uma sinopse pela tradução do título, hehe. Sem curiosidade alguma para assistir, mas ler algo escrito de forma tão emocionada quanto o que você escreveu, com certeza nos faz rever algumas coisas.
    Beijos, espero ainda algum dia poder conferir tanto o seriado quanto o livro!
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. OMG, como assim eu, uma fã enlouquecida de Lost, que assistiu a todas as temporadas, e chorou com o final, não sabia sobre este guia???
    Adorei a indicação. Vou já correndo comprar.
    bjos

    ResponderExcluir
  17. Olá !
    Eu também sou uma lostmaníaca !
    Adorava assistir a série e ainda gosto por sinal, assisto sempre que posso meus boxes. Infelizmente ainda não esse livro, para lostmaniacos deve ser sensacional !
    abraços
    Melissa
    http://decoisasporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eae, meninas?? Tudo bom?

    Desculpa a intimidade, ou "pra frentismo" mesmo!! Mas, é que eu não pude deixar de comentar. E, como vi o vício em comum, me senti parte equidistante dessa "panela" rsrsrsrsr. Primeiro que eu estava aqui prestes a comprar o livro, quando resolvi procurar por algumas resenhas e o Google me trouxe até aqui. E, então, ao ler os comentários, pude constatar mais uma vez a quantidade absurda de pessoas que não viram Lost. E, a coisa mais louca são as explicações. Déjà vu total! Eu só digo duas coisas: uma que Lost foi mais uma vítima do sistema. Abrams e Lindelof planejaram uma história perfeita para caber em 3 temporadas, mas a emissora de TV exigiu mais 3. Aí, como é que fica? Todos sentiram a mudança de foco e arco nas 3 últimas. E, segundo: O que é melhor a jornada? Ou o final da jornada?

    Meninas, muito show. Tô seguindo o blog de vocês. E, vocês me convenceram, vou comprar o tal do livro deste post.

    ResponderExcluir