Resenha: Legend

Legend #1
Autora: Marie Lu
Editora: Prumo
Páginas: 256
Sinopse: Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.

Vou começar a falar sobre a forma que a Marie organizou os capítulos: um do Day, o “criminoso” e outro da June, a promissora. É escrito pelo ponto de vista de cada um, e mesmo que um capítulo de tal personagem acaba, o próximo capítulo de alguma forma completa a estória. ATÉ A FONTE MUDA! Na minha opinião isso foi muito legal pra leitura, assim não tem chance de ninguém “confundir” de qual personagem o capítulo se trata.

Agora sobre a política e o mundo que a Marie criou pro livro foi estupidamente fantástico e sensacional! Governo, república. Militarismo, a mil. População pobre sendo um possível grupo de cobaia biológica. Ele é trágico do começo ao fim, mas tem o romance do Day com a June, mas relaxa NÃO é o foco do livro.

O encontro de June e Day acontece num momento trágico pra June, a morte de seu irmão Metias. Primeiramente Day é o culpado, ou seja, June quer a vingança e se infiltra na população em busca do Day, eles se conhecem através de uma briga de rua, Day a salva e ai começa a convivência deles, no começo June não sabia que o garoto era o Day ai rola o beijo deles mas por um detalhe que June não deixou escapar ela descobre que é o Day e aí ela trata de colocar ele numa armadilha para ser capturado. Há também a melhor amiga de Day a Tess, que no começo do livro eu pensei que iria ter o romance com eles -q

Day é um pseudo morto, ele é dado como morto no sistema do governo, mas vive nas ruas desde os 10 anos de idade. Seu irmão mais velho é o único que ele tem contato, porque tudo que ele faz e fez durante esses 5 anos fugindo e vivendo, foi pra ajudar sua família, encontrando comida e remédio. Ou seja, suas atitudes não são de criminoso maldito, e sim de um “criminoso” leal a sua família (?). Com isso Day tenta a todo modo fazer com que a June acredite nele, que não foi ele que matou seu irmão, assim June acaba pesquisando mais afundo o sistema e pesquisa nas anotações de seu irmão e com isso acaba descobrindo a verdadeira face do governo, manipulador e assassino, que o Day já havia conhecido.

Particularmente Legend é minha distopia favorita depois de Divergente u-u Marie Lu fez um ótimo trabalho com o livro! MEGA ULTRA indicado :3

- nathália

20 comentários

  1. Poxa,não conhecia este livro e gostei da resenha.. o livro parece ser bem interessante e com uma temática bem bacana.
    Beijo
    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Flor, obrigada por seguir, aqui é muito fofo e estou seguindo de volta ^^ Esse livro é um dos meus desejados, estou doida pra ler *-*

    ResponderExcluir
  3. Sabe que eu não conhecia esse livro?
    E ele parece sr tão interessante , ja esta na minha listinha de compras haha!

    Beijos
    Bárbara- Leitores do Futuro
    http://leitoresdofuturo21.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Bom, li a resenha até onde avisa que tem spoiler, comprei esse livro tem pouco e estou doida pra ler desde qndo vi ele em ingles no good reads. Ansiosíssima pq só leio coisas boas sobre ele.

    Bjs, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Vim conhecer seu blog e dei de cara com o livro que estou lendo! rsrs Bom, ainda falta mais ou menos um terço pra acabar, só estou achando estranho eu estar demorando tanto para lê-lo (é tão fininho!) Acho que não consegui me cativar pela história - por que será?, é muito bem escrita, mas talvez eu esteja meio cansada de distopias, atrás de algo mais alegre... rs E gostei demais de Jogos Vorazes, então fica difícil quando comparo minha empolgação com a trilogia da Suzanne Collins... Mas vou terminar logo, parece que agora vai dar uma guinada boa!

    Beijos,
    Paula
    www.paulaottoni.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa,não acredito que ainda não conhecia esse livro.Achei a temática bem instigante,fiquei curioso pra ler.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adoro esse tipo de livro, mas é difícil eles me agradaram.
    Quando vi esse livro pela primeira vez fiquei meio assim, sei lá com ele.
    Li resenhas sobre e não gostei mesmo, sua resenha ficou ótima.

    Bjão!

    livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha! Adoro distopias, mas agora só leio quando a série já tiver sido toda lançada. Senão fico esperando séculos pelas continuações rs. Gosto quando a narrativa apresenta pontos de vista de mais de um personagem. Isso torna a história mais rica.

    Beijos.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. OMG!
    Totalmente adorei a sua resenha, me interessou muito o livro. Correndo saber mais (:

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso - @blogmarinah_g - Insta

    ResponderExcluir
  10. Oi flor!
    Adorei a resenha e a proposta do livro!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ainda não tive a oportunidade de ler este livro, mas pelo visto parece ser muito bom.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. MARAVILHOSAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    Eu já li este livro e amei!! A sua resenha ficou ótima!!!

    Parabéns sua linda!! Muito sucesso!!

    Bjkas


    Alessandra Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela resenha... muito bem escrita :D
    eu ainda não conhecia esse livro mas goste bastante da sua resenha.

    beijos
    www.amostradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ainda não conhecia esse livro
    E nunca nem vi a capa dele por ai
    Mas gostei bastante da resenha
    Chamou muita atenção

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Que legal, adorei a resenha, já tinha visto esse livro pela internet, mas não tinha prestado muito atenção nele, até ler a sua resenha.
    Gostei da trama e ele vai para minha lista de livros desejados (e a listinha só cresce rsrsrs)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  16. Nunca tinha visto esse livro mas parece bem interessante pela resenha, cheio de ação e drama ao mesmo tempo, fiquei curiosa pra acompanhar o desfecho *---* amei o blog! atualmente estou lendo o mesmo livro que a Rizia hasuashuash' bju!

    ResponderExcluir
  17. Já li várias resenha desse livro e estou louca para ler!
    Parabéns pela resenha *-*
    Beijinhos :*
    http://sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Por causa do aviso de spoiler nao li rsrsrs
    Mas to com esse livro aqui e vou ler ele logo logo
    :)
    Super ansiosa!

    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia este livro, gostei da resenha. A história parece interessante.

    Beijos

    http://sopadeletrasdalana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Tenho muita vontade de ler esse livro! Eu amei Divergente e Jogos Vorazes, acho que essa distopia também deve ser muito boa.
    Amei a resenha =D
    Beijinhos
    portaoazul.blogspot.com

    ResponderExcluir