Resenha: Cuco

Autora: Julia Crouch
Editora: Novo Conceito
Páginas: 464
Sinopse: Polly é a mais antiga amiga de Rose. Então quando ela liga para dar a notícia que seu marido morreu, Rose não pensa duas vezes ao convidá-la para ficar em sua casa. Ela faria qualquer coisa pela amiga; sempre foi assim. Polly sempre foi singular — uma das qualidades que Rose mais admirava nela — e desde o momento em que ela e seus dois filhos chegaram na porta de Rose, fica óbvio que ela não é uma típica viúva. Mas quanto mais Polly fica na casa, mais Rose pensa o quanto a conhece. Ela não consegue parar de pensar, também, se sua presença tem algo a ver com o fato de Rose estar perdendo o controle de sua família e sua casa. Enquanto o mundo de Rose é meticulosamente destruído, uma coisa fica clara: tirar Polly da casa está cada vez mais difícil.

Hein, você que reclama de sua melhor amiga... é porque você ainda não conheceu Polly!

Polly e Rose são amigas desde infância, cresceram juntas e quando adultas cada uma foi para um caminho diferente. Rose casada, com duas filhas, uma ótima casa, uma ótima vida. Polly viúva, com dois filhos arteiros e sozinha.
Rose desde sempre teve um bom e ingenuo coração por Polly, após saber que o esposo de sua amiga faleceu, a convida pra passar um tempo em sua casa e a partir daí a vida de Rose não é a mesma.

AVISO: se você passa nervoso muito rápido não leia o livro, muitas partes eu tinha vontade de socar Rose por ser tão besta em relação a Polly! E outra coisa... vai ter spoiler, mas não é nada relacionado ao final do livro e talz, acho que não vão ser significativos mas é você quem escolhe ler ou não -q

Vamos por partes:
Polly aceita passar um tempo (não determinado) na casa da amiga: ok
Polly é uma mãe desnaturada ao contrário de Rose: ok
Polly & Rose como eu as odeio: ok -q

No começo parece que tá tudo bem, Polly está num momento emo por causa de seu luto pelo esposo, seus filhos são deixados lado mais ainda, mas Rose não os deixa sozinhos. Ai as desgraças acontecem, primeiro Flossie quase bate as botas filha mais nova da Rose que por sinal tem um nome horrivelmente horrível, mudança da personalidade do Gareth, marido de Rose que por um momento eu pensei que ele ia começar a usar o tom autoritário de marido e dono da casa pra dar ordem na joça, mas ele é um banana.
Os personagens foram realista, cada um com seus defeitos e suas virtudes, suas atitudes mal pensada, ou seja, personagens humanamente dramáticos, isso não excluí a personagem Rose. Mesmo ela sendo uma pessoa totalmente "fiel" pela Polly, ela acaba fazendo besteira no passado e sendo esse o motivo por trás de todas atitudes de Polly para com a amiga, por quê? Só lendo u-u

No começo do livro você tem um ataque de raiva por Polly, porque não mostra o segundo ponto de vista de estória da amizade das duas, e quando isso acontece no final você acaba ficando com raiva das duas =)
O final é chocante, descobrimos algo muito importante da adolescência de Rose, há morte, há traição e há o final sem uma explicação direta, tudo em entrelinhas, você tem juntar todo o quebra cabeça e compreender. Eu particularmente adoro/amo/sou livro que terminar com o TCHAM! (tcham do nathalês: final totalmente diferente do que eu tinha imaginado)

O livro trata de até que ponto um "erro" na amizade pode atrapalhar o futuro dela, e de como a dissimulação é mais fácil e digerida quando há a traição de um homem com a mulher que deveria ser só dele e vise versa.

A capa eu gostei, fez jus a estória juntamente com o título. Personagens bem trabalhados, com a tradução/explicação de algumas palavras estrangeiras no rodapé da folha ~me gusta~
Enfim, Julia tu fez um bom trabalho, e pra quem gosta de um bom drama a dica está mais do que dada!

- nathália

8 comentários

  1. Gostei da resenha, mas nem sei se o que você informou é realmente um spoiler, a estória não me agradou muito.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie :)

    Nossa quero muito ler esse livro , ele já está na minha lista acho que Fevereiro pego ele , já li várias resenhas negativas e positivas dele mais a sua foi a melhor até hoje , beijos !

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa,vou ler concerteza ! Já anotei na minha lista dos 100 livros que vou ler em 2013 :D
    Adorei a resenha !

    Beijinhos,
    Lia ¨
    www.limaoealecrim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Acho este livro extremamente tenso, daqueles que tiram qualquer pessoa do sério. A resenha está ótima.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Eu não imaginava que esse livro pudesse ser tão bom,eu adorei acompanhar a resenha e confesso que estou super curioso e empolgado para lê-lo.
    Aproveito o momento e desejo um Feliz Natal!!!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei da sua resenha foi bem diferente da minha, eu particularmente detestei esse livro, achei que o final acabou com a história e em vários momentos fiquei cansada com esse livro.
    Adoro opiniões diferentes da minha srsrsr

    Bjs
    Jéssica
    http://lilianejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, meu blog é novo e gostaria muito que vocês dessem uma olhada nele: http://frenesidaspalavras.blogspot.com.br/

    obrigada

    ResponderExcluir
  8. Olá !!!
    Gostei da resenha, mas confesso que o livro não me chamou muita atenção, esse acho que deixaria de lado se tivesse.
    abraços
    Melissa - http://decoisasporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir