Resenha: A Seleção


Trilogia The Selection
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 368
Sinopse: Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

PS: talvez tenha algum tipo de spoiler na resenha
Nessa resenha eu vou mais lugar a discussão da sociedade descrita no livro. A estória é no futuro até porque na estória de Illéa já cita a 3ª guerra mundial com a invasão da China nos EUA. Mas por ser algo futurístico o governo/política do momento foi a mesma utilizada no Brasil - século XIX – a monarquia. Rei e Rainha. E isso me deixou com uma certa estranheza... porque cargas d’água alguém faria uma estória narrando o futuro usando a forma política do passado? Se atualmente vivemos numa revolução tanto tecnológica e política, porque Kiera escolheu escrever dessa forma sua obra?! Por me deixar intrigada nesse ponto, é o que me fez gostar do livro. Okay tem o triângulo amoroso, mas não foi o mais atrativo, só bem mais pro final do livro, no momento que America está dividida em quem ela deve ficar. O mais atrativos foram as poucas passagens sobre as invasões dos rebeldes -e se o livro estivesse em 3ª pessoa teria mais descrição do ocorrido, é claro-. E a explicação  de como o mundo se transformou em províncias , mostrando os EUA de uma forma fraca, conseguindo ser derrotado pela China. E em relação as Castas –classes sociais- isso deixa bem claro que o problema social ainda vive na sociedade e a dificuldade que o Representante, o Rei no caso, tem de governar o seu país. Por isso, no fundo do meu coraçãozinho espero que no próximo livro da Trilogia, A Elite, a Kiera aborde mais essas questões sociais/políticas junto com o romance bem bolado e enrolado de Maxon feat. America feat. Aspen, pois ela deixou grandes brechas pra isso ser aproveitado no enredo do próximo livro,  por esses motivos eu engatei a leitura mas como consequência acabei gostando do romance também.


Mas para não deixar o triângulo amoroso de lado... O meu OTP é ... EU AINDA NÃO SEI QUEM EU SHIPPO *chorando* 
Por que America e Aspen: os dois tem o nome que começa com a letra A /zoa
Eles se conhecem a mais tempo, já viveram e passaram muita coisa juntos, um ajudou o outro com suas distintas famílias. Eles são puro amor.
Por que America e Maxon: eles tem uma amizade incrível e isso acaba criando um sentimento de America por ele, por isso eu vejo como se não fosse um amor “”estável”” da parte dela. Mas se ela ficar com ele sua família terá do bom e do melhor... Okay parece que ela estará se vendendo para que sua família ganhe o benefício a suas custas, bom, é uma possível atitude de America na minha opinião.  
Acho então que sou Ampen (?) Asrica (?) cara vai ser difícil um nome bonito pra esse OTP e-e

- nathália

19 comentários

  1. Parabéns pela resenha Nathália. Faz tempo já que quero ler esse livro *.*
    Bjokas

    Samantha
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é lindo!! Adorei.

    Já estou seguindo!!
    Beijinhos
    Suelen Fernandes

    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    O meu exemplar de A Seleção chegou hoje *-* Mas ainda estou terminando Some Girls Bite, então vou ter que esperar para lê-lo, mas não vejo a hora!
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi,meninas :)
    Poxa,eu sou LOUCA para ler esse livro.. acho que ele deve ser muito bom e pela sua resenha parece ser bom DE VERDADE! Parabéns pela resenha.
    Beijo
    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sua resenha só me fez ficar com mais vontade de ler...hum...E flor sim eu sou de pernambuco!! de carpina é bem pertinho né? agente se ver na bienal do ano que vem que tal? e olha vou colocar seu blog no blogroll.
    http://www.em-momentos-assim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. A capa dele é realmente linda. Compraria só por ela. E como nunca li distopia, está ai mais uma que quero exprimentar.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  7. Gente, esse é um dos livros que mais vejo resenhas por aqui.
    Será que foi só eu que não gostei do livro?
    o.O

    Bjos!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu estou torcendo MUITO para que ela fique com o Maxon *suspiros*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. sinto que este livro deve ser beeem parecido com Academia de Princesas, acho q vou gostar, mas nao acho mto valido qnd essas estorias sao tao parecidas ;s
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    Ainda não li o livro, mas a cada resenha que leio minha curiosidade aumenta, claro vai rpa lista de livros urgentes rs
    Ele me chamou atenção primeiro pela essa capa que é linda
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  11. Awn, adorei a resenha, rs. E a confusão no final a respeito de que casal shipar tb, haha. Na última resenha que li, a autora comentou que o Aspen não convenceu, então acho que ela prefere o príncipe, né? rs
    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Estou muito curioso para ler esse livro, ouvi alguns pontos negativos no livro mas a capa me chama mais hehe

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. eu preciso ler esse livro *u*

    ResponderExcluir
  14. Ah!! To doida pra ler esse livro.
    A resenha ficou muito boa :)
    Bjsss

    http://www.livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho esse livro, mais ele está no final da lista de leitura! :// Mais eu quero muito ler! E essa capa é perfeita! *o*
    Linda estou seguindo, se puder retribuir eu agradeço! :]
    contosdoces(.blogspot.com) -> Tire os parenteses!

    ResponderExcluir
  16. Estou louca pra ler esse livro ! Parabéns pela resenha !
    beijos
    modiceselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Quero muito ler esse livro !!
    Ótima resenha !! ^^

    Beijos.
    http://www.foradarealidadeonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. "[..]Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, [...]" Apesar desse negócio de "sociedade dividida em..." ser moda ultimamente, nesse contexto ficou bem legal. Eu amo triângulos amorosos! Haha

    Beijos,
    http://a-song-of-fire.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir