Resenha: Garotas de Vidro

Garotas de Vidro
Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito
Páginas:  272
Sinopse: Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. Trinta e três vezes.

Tudo começa com uma aposta entre Lia e Cassie, de quem conseguiria ficar mais magra. Lia anoréxica e Cassie bulímica. Até que o desastre acontece.
O estado de anorexia da Lia é “alto”, o psicológico/emocional/racional dela meio que não funciona, ela é anestesiada pela doença, não enxergando e assumindo que precisa de ajuda, sendo até perturbada pelo fantasma de Cassie em uma parte do livro.

Lia se auto culpa pela morte de Cassie mesmo que tenha sido a ideia dela de fazer a aposta de quem emagrece mais  porque elas não tinham uma amizade muito boa há tempos, ou seja, Cassie não tinha Lia pra lidar com a situação anterior de sua morte.
Sua relação com os seus pais separados não é boa ((principalmente com a mãe)) a unica relação saudável é com sua meia irmã Emma, e tendo essa boa relação em alguns momentos a consciência de Lia pesa por saber que Emma presencia o sofrimento de Lia com a anorexia. Há um personagem masculino que por um momento pensei que teria um romance na fita, mas não grazadeus ele foi necessário para Lia no decorrer da estória.

“Porque eu não posso me permitir querer um Porque eu não preciso de um muffin (410), não quero uma laranja (75), nem torrada (87), nem waffles (180), me dão enjoo.”

Há muita frase riscada durante todo o livro, e essas frases são as que Lia gostaria de ter feito e não só de ter pensado. E os números depois de cada alimento são as calorias, ai você vê o quanto Lia é perturbada.

::Estúpida/feia/estúpida/vaca/estúpida/gorda/estúpida/criançona/estúpida/perdedora/estúpida/perdida:: 

Esses xingamentos também estão durante todo o livro, quando ela se sente fraca pela tentação de comer.

Não devo comer. Não devo comer. Não devo comer. Não devo comer.  Não devo comer. Não devo comer. Não devo comer. Não devo comer.  Não devo comer. Não devo comer. Não devo comer. Não devo comer.  Não devo comer. Não devo comer. Não devo comer. 

O capítulo 40 tem 1 folha e meia e é só essa frase escrita em cada linha. E ao final do capítulo 48, Lia acaba desmaiando e nele a escrita foi de acordo com o que aconteceu, por que as duas últimas folhas do capítulo estão em branco, como a mente de Lia.

O final do livro eu fiquei esperando algo trágico, era o que eu queria, mas eu entendo porque a Laurie não escreveu de forma trágica... Ela quis mostrar que há a ‘salvação’: assumir o seu problema e buscar ajuda, ter o apoio da família e principalmente acreditar em si mesma. Minha opinião.

Garotas de Vidro foi o livro do ano que mais mexeu comigo, e que mexeria com qualquer pessoa que lesse, a cada folha que se passa, sempre há algo pra se refletir de forma dura e realista. Mas acho que o alvo principal do livro são as garotas, porque a pressão é muito maior em nós pra termos o corpo perfeito, o tamanho da calça do padrão e se não tivermos somos as “””gordas/feias”””.
Se você está pronto pra ler algo menos 'nhé nhé nhé'/distópico/sobrenatural e mais reflexivo/doloroso Garotas de Vidro na certa.

- nathália

19 comentários

  1. Morro de vontade de ler esse livro e quero lê - lo o mais rápido possível , ainda mais com a sua incrível resenha , beijos !

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D e vota no post )

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei a resenha!
    Eu achava essa capa bonita e me interessei por causa do titulo tambem, mas eu não havia lido nada relacionado a ele. Agora que li sua resenha, fiquei com muita vontade de ler.
    Beijos.

    Tem resenha nova no meu blog tambem, da uma olhadinha.
    http://livrosfilmesetal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho vontade de ler esse livro.
    Acho legal abordar esse tipo de história.
    Quando eu vi a capa e o nome nunca pensei que se tratasse desse tipo de história rs
    Adorei sua resenha. Creio ter essa mesma visão da leitura :)
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Meninas,estou louca para ler esse livro,acho que ele é bem bacana :))) Espero poder lê-lo em breve :D
    Beijo
    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Estou chocada!
    Não tinha lido nenhuma resenha desse livro ainda, mais já posso adiantar pra você, que eu preciso muito ler! *-*
    Geeeente, a história parece ser muito forte e difícil.
    E gosto de livros assim.
    Com toda a certeza, na lista dos MAIS desejados!! *-*
    http://2bookgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. E o livro é bem forte e no começo pode parecer confuso, mas é porque ele é todo narrado por Lia, assim podemos entender o que se passa pela cabeça dela e mesmo assim não consegui entender o que leva uma pessoa a fazer isso. Mas uma fato bem legal no livro, são os sintomas de Lia, que são bem claros, mas só ela não percebe.

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela faço suas palavras as minhas, eu realmente também não sei como alguém pode fazer isso com o próprio corpo, mas não estou julgando, só fico meio besta em saber quem alguém machuca o próprio corpo para um falso bem... esse assunto é complicado demais hahahaha

      Excluir
  7. Nossa, esse livro é bem tenso em?
    Já tinha visto ele, mas não havia me interessado, agora que vi sua resenha, e perfeita por sinal, me interessei e muito.
    Vou procurar e comprar.

    Bjos!
    PS. Estou te seguindo também.

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Eu ainda não li esse livro, mas quero conferir o trabalho da autora. Confesso que não gosto muito de livros que envolvam algum tipo de drama, ainda mais relacões familiares, mas a temática do livro é boa por isso vou querer lê-lo.
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Esse livro tem uma história e tanto pelas resenhas que leio, mas confesso que no momento não estou muito pra ler dramas, quem sabe mais pra frente eu mude de ideia. Ótima resenha.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Tem um meme para você no meu blog
    livrosfilmesetal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Lendo sobre o livro aqui no seu post eu me interessei bastante por ele. Gostei do blog, achei que tem muito conteúdo bom aqui. Visite o meu blog, falo como vem sendo morar fora do Brasil, com fotos e tudo mais! :*

    Nicole Kawai, de Shizuoka - Japan.
    http://nicolekawai.blogspot.jp/ <3

    ResponderExcluir
  12. Eu to com esse livro aqui para ler, ganhei em uma promo, mas ainda não tive vontade de le-lo. A capa é maravilhosa rsrsrs.

    ACABEI DE POSTAR UMA MEGA PROMO LÁ NO BLOG, PASSA LÁ.

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adorei a sua resenha! Já tenho esse livro mas ainda não consegui ler.. está na fila! haha
    Beijinhos

    Am
    http://www.vinteepoucos.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Se tem um livro que mexeu comigo foi esse, inclusive fiz uma resenha muito pessoal lá no meu blog sobre ele.
    Adorei seu jeito de escrever, e sua maneira de incentivar a história até me fez ficar com vontade de lê-lo outra vez, uma obra que deveria ser trabalhada nas escolas, essa é minha opinião.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá :)
    Boa resenha. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas parece ser bom. Espero que eu goste quando ler também.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  16. Esse livro já está na minha lista de desejos!!!

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha! Sempre quis ler esse livro, e tenho ele aqui a uns meses mas ainda nao tive tempo de ler =/ mas vai ser um dos próximos!
    Parabens pela resenha!
    beijos

    http://leitorapaixonada19.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi !!
    Devo dizer que Garotas De Vidro foi uma leitura conturbada, mas é um dos melhores livros que já li.
    Beijos.
    http://www.vicioempaginas.com.br/

    ResponderExcluir